UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

19/11/2008 - 07h04 / Atualizada 18/11/2009 - 16h35

Como aproveitar todo o desempenho de um processador de 64 bits

PAULO REBÊLO| Para o UOL Tecnologia
Os sistemas operacionais são projetados para funcionar da melhor forma possível com o hardware disponível.

Assim, para aproveitar completamente o desempenho que um processador de 64 bits (como o AMD Athlon 64 ou os da família Intel Core) oferece, é necessário ter também um sistema operacional preparado para trabalhar com 64-bit, como é o caso do Windows 64, do Mac OS X Leopard e da versão do Linux para 64 bits.

Caso contrário, o processador funcionará como se tivesse 32 bits, tanto em capacidade de processamento quanto em velocidade.

Segundo o Alfredo Goldman Vel Lejbman, do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) da Universidade de São Paulo, o sistema operacional de 64 bits faz contas com números maiores de forma mais rápida.

Na prática, isso significa que um usuário do AutoCad, por exemplo, conseguirá fazer cálculos mais precisos. No entanto, o usuário médio não verá grandes diferenças.

Isso porque os aplicativos precisam ter sido projetados para a computação de 64 bits; caso contrário, não rodarão no sistema. Goldman alerta que mesmo entre os jogos, é muito mais comum encontrar softwares para 32 bits do que para 64. "Só alguns jogos mais recentes são feitos para 64 bits. Por exemplo, aqueles portados de consoles como o Xbox 360, que funciona com essa tecnologia", diz o professor.

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host