UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

19/11/2008 - 07h00

Vantagens e desvantagens do Windows 64-bit

PAULO REBÊLO| Para o UOL Tecnologia
Embora a plataforma de 64-bit do Windows gerencie melhor a memória RAM do que as versões 32-bit, a falta de softwares disponíveis para a versão superior pode ser uma barreira para a instalação ou upgrade do sistema. Além disso, usuários que não pretendem utilizar o computador para jogos ou pesadas aplicações de vídeo se beneficiarão muito pouco com a mudança de versão.

Confira alguns prós e contras em adotar o Windows 64-bit.

Consumo de memória
Ao comparar as edições 32-bit e 64-bit, você verá um dado bem curioso: o Windows64 consome mais memória. Se você procura por performance e estabilidade, não caia na tentação de voltar a 32-bit por causa deste fato. O Windows64 consome mais memória para cada processo isolado, mas a gerencia bem melhor e de modo otimizado quando há RAM suficiente, ou seja, com 4 GB em diante. Para jogos e aplicações pesadas de vídeo e imagem, o bom gerenciamento de memória é fundamental para performance.

Softwares disponíveis
Com raras exceções que pouca gente usa, os jogos e softwares são 32-bit. Hoje, não há perda de performance quando o Windows64 roda aplicativos 32-bit, mas você irá perceber que os aplicativos vão precisar de mais RAM quando abertos. Sobretudo no caso de navegadores (browsers) e antivírus, para citar dois casos comuns. Logo, se você não pretende jogar ou rodar aplicativos pesados, mas apenas navegar na internet e usar ferramentas de escritório, a migração para 64-bit pode significar trocar seis por meia dúzia.

Compatibilidade e hardware
Embora seja considerado um dos melhores sistemas operacionais já lançados pela Microsoft, o XP64 tem um grave problema de carência de drivers para hardware. O Vista64 já possui praticamente todos, inclusive para notebooks. A situação hoje melhorou muito para o XP64, mas para uso portátil ainda é uma grande dor de cabeça.

Internet
A única diferença significativa é a inclusão do Internet Explorer 64-bit nas edições do Windows64. A maioria dos plugins disponíveis não funciona, mas você terá um IE mais seguro e consumindo menos memória (gerenciando melhor) quando dezenas de abas estiverem abertas. Por outro lado, se você prefere rodar o IE padrão (32-bit), verá que com muitas abas abertas ele irá consumir bem mais memória do que antes. Os Windows 64-bit oferecem as duas versões do IE ao mesmo tempo.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host