UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

01/04/2009 - 06h58

Thunderbird bate Live Mail em segurança e customização

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Se o Thunderbird perde em facilidade para o cliente da Microsoft, ele ganha de longe em estabilidade, segurança e personalização de ações.

Baixe aqui o Thunderbird
Baixe aqui o Live Mail

Do ponto de vista da estabilidade, não foi necessário ir longe. O cliente da Mozilla, por ser veterano e ter recebido acertos de diversos programadores ao redor do mundo, é praticamente imune a travamentos inesperados — desde que bem cuidado. Já o Live Mail travou nos primeiros minutos do teste, pedindo para reiniciar o sistema. Curiosamente, o comando que congelou o cliente de e-mail foi sincronizar um e-mail com a agenda — uma tarefa, em tese, de rotina para qualquer cliente de e-mail.

Quanto à segurança e à privacidade,
ThunderbirdLive Mail
Se bem cuidado, é imune a travamentosTrava em tarefas cotidianas
Filtro antispam de fácil uso e configuraçãoFiltro integrado aos sistemas Microsoft
Filtro "aprende" quando uma mensagem é marcada como spamFiltro muito rígido dá vários "falsos positivos"
Permite add-ons, plugins e skinsPersonalização se atém a cores
o Thunderbird está anos-luz à frente do concorrente. O programa conta com filtro antispam nativo e um assistente de fácil uso, que permite ao usuário criar regras próprias para evitar mensagens eletrônicas. O Thunderbird ainda "aprende" de acordo com as informações do usuário. Se você avisa que determinada mensagem barrada não é spam ou que outra, que passou pelo filtro é indesejada, o software trata de "entender" as situações e passa a se basear nessas informações para futuras filtragens de spam.

Veja imagens do Thunderbird
Veja imagens do Live Mail

Já o Live Mail tem um filtro integrado com os sistemas de webmail da Microsoft. Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o antispam barrou erroneamente duas mensagens legítimas, jogando-as diretamente na pasta de spam do programa. Para usuários que evitam programas que dão falsos positivos em spams, acreditando que um caso inviabiliza todos os outros spams barrados, é necessário usar o Mail Live com um pé atrás.

Por fim, no quesito personalização, o programa da Mozilla bate o da Microsoft de goleada — como é tradicional quando se fala em programas abertos versus softwares proprietários. Há uma infinidade de add-ons para o Thunderbird, como temas e plugins que garantem mais funções ao programa. Quando ao Live Mail, basicamente, quase não há como implementar novidades. O software é aquilo que o usuário vê quando o abre. Gostou, gostou. Não gostou, deve-se recorrer a outro.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Software

    Hospedagem: UOL Host

    CLIENTES DE E-MAIL