UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Software > Windows

15/04/2009 - 06h55 / Atualizada 18/11/2009 - 16h38

Leitores de RSS: seus assuntos favoritos entregues em domicílio

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Leitores de RSS são programas que permitem aos usuários receberem atualizações de notícias e notas em sites sem ter de ficar acessando as páginas constantemente. Assim que os editores incluem novas notícias na web, os softwares recebem essa informação e sinalizam ao internauta.

Supondo que você seja um leitor do UOL Tecnologia (e se você está lendo isso, não é bem uma suposição) e que você queira receber no seu computador todas as novas notícias publicadas nesse canal, sem ter de ficar acessado a página e procurando por novidades, o RSS resolve isso. Basta baixar um programa leitor de RSS, entrar no canal UOL Tecnologia, encontrar o endereço RSS das notícias de tecnologia publicadas na página e incluí-lo no seu programa leitor de feeds ("feeds" é o nome dado a essas fontes e a essas informações enviadas ao programa).

Para acessar essas notícias "em domicílio", é necessário utilizar programas específicos para a tarefa ou, ainda, softwares versáteis que, entre outras funções, também conseguem identificar, ter inscritos e ler feeds. Nesta reportagem, você confere o perfil dos dois principais leitores gratuitos de RSS — QuickRSS e FeedReader — além de conhecer navegadores que dão suporte à leitura de RSS e como ler feeds na web. Por fim, álbuns com as principais características dos leitores RSS.

Veja imagens do QuickRSS
Veja imagens do FeedReader
Veja o RSS em ação nos browsers

Últimas dicas de Software

Hospedagem: UOL Host