UOL Notícias Tecnologia

28/03/2008 - 09h06

Arquivos temporários respondem por boa parte da lentidão do PC; veja como excluí-los

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Depois de guardar os documentos que você não usa mais e garantir que a limpeza do PC será bem sucedida, é hora de excluir arquivos inúteis e dar um basta nas pragas que andam rondando os programas:

3º Passo - Apague arquivos duplicados, cookies e o histórico

O que é e para que serve: Este é o passo mais importante durante a faxina no computador. É agora que vamos apagar todo o lixo do PC vindo de arquivos criados temporariamente por programas, rastros de navegação guardados pelo browser (cookies) e o histórico das ações que fazemos na Internet. Sem eles, conseguimos liberar até 1GB de espaço.

Como fazer: No Windows XP, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco. Na caixa de diálogo, marque as opções Arquivos Temporários de Internet, Lixeira, Arquivos Temporários, Arquivos Temporários Offline e clique em OK.

Outra maneira de apagar os arquivos temporários é encontrar a pasta onde estão alocados. Para isso, vá em Meu Computador > Pasta C: > Documentos e Configurações > Configurações Locais > Temp e apague os arquivos dessa pasta.

4º passo - Livre o computador das pragas

Sabia que também é possível testar a segurança do seu PC com softwares online? Empresas como a F-Secure e a Kaspersky, entre outras, oferecem tais ferramentas em seus sites. Confira
Checagem na Web
O que é e para que serve: Spam, trojan, spyware, adware ou phishing. A lista de tipos de pragas virtuais não pára de crescer e os problemas que trazem para o computador também, entre eles, lentidão e desconfiguração de softwares. O jeito é sair à caça e mandar os vírus para longe.

Como fazer: O número de softwares "anti-pragas" é extenso e o procedimento para instalá-los não varia muito. Basta fazer o download dos programas, e pedir para que chequem todas as unidades de disco do PC. Muitos já trazem soluções de anti-spam integradas, o que elimina a necessidade de usar vários programas de uma só vez.

Confira uma lista de softwares antivírus

O computador já está novo em folha? Ainda não. Se você costuma instalar e desinstalar muitos programas, o último passo para concluir a limpeza é desfragmentar o disco.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    guardar os documentos que você não usa mais e g%>