UOL Notícias Tecnologia

09/11/2009 - 09h54

Dez redes sociais para ver e ser visto no mundo corporativo 2.0

FLÁVIO MOREIRA | Para o UOL Tecnologia
Seja qual for a sua profissão —na área de exatas, humanas, ou biológias— existe uma rede social ideal para você encontrar e expandir a sua rede de contatos. O UOL Tecnologia separou 10 redes de relacionamento focadas no mundo corporativo. Confira:

LinkedIn: rede social "professional" de maior abrangência no mundo. Possui recurso de filtragem em buscas para encontrar a vaga ou profissional ideal. Internautas não cadastrados também podem fazer buscas no site.

Plaxo: disponível também em português, além de ser uma ótima rede para compartilhar dados profissionais, também integra informações geradas em sites como Flickr, YouTube, Picasa e Amazon.

Ecademy: aproxima os profissionais de acordo com suas preferências e perfis, podem assim promover discussões e eventos corporativos. Além de acompanhar o desenvolvimento do internauta, também fornece dicas para o seu crescimento.

Indica: primeira ferramenta nacional de integração de networking, o Indica tem como principal trunfo as recompensas para os indicadores. Ou seja, serão recompensados toda vez que algum candidato aceitar a recomendação de um processo seletivo e for contratado pela empresa que anunciou a vaga.

Monster: dentre todas as redes sociais de empregos, é a que apresenta navegação mais simples. Por outro lado, por ainda não ser muito difundida, peca por não ter uma grande diversidade de oportunidades.

ChunchBoard Jobs: para empregadores, o serviço é pago.  Para quem está procurando por oportunidades, o site é gratuito, basta fazer o cadastro. Além de vagas de empregos, a rede também disponibiliza anúncios de serviços e classificados de vendas.

Hoover's Connect: similar ao LinkedIn, cruza seus dados de formação acadêmica e experiência profissional para juntar o seu network e fazer sugestões para que sua rede de contatos se expanda. Popular apenas no Estados Unidos, ainda não apresenta grandes vantagens para internautas brasileiros.

Fast Pitch: oferece três planos com vantagens variadas. O básico, que é grátis, permite que o usuário apenas aceite convites de outros membros e configure o perfil de modo simplificado. Já o mais avançado, com a mensalidade de $ 27, oferece estatísticas detalhadas de desempenho, criação de grupos e envio de convites ilimitados.

Smibs: além dos serviços básicos de convergência de network, o Smbls também oferece agenda de afazeres, fácil personalização da lista de contatos e grupos, bem como compartilhamento de planos e objetivos da sua empresa.

Xing: com mais de oito milhões me membros, também tem uma proposta muito semelhanteao LinkedIn. Apesar de menos popular, apresenta interface mais amigável e recursos mais atrativos.

Além das redes

Portfólios

Atualmente, os editores e profissionais da áreas de artes, fotografia, design e publicidade sabem quais são os sites certos para encontrar bons profissionais. Desta forma, se você pretende usar alguma plataforma livre como opção ao domínio próprio, saiba onde mostrar o seu trabalho:

Flickr: pra quem quer se destacar dos usuários comuns e selecionar seus melhores trabalhos, é possível criar uma exposição no perfil do Flickr. Para isso, não á mistério, basta ir até a página da foto selecionada e clicar em "Add to Galery". A fotos devem ser de uso público e cada galeria permite exposição de até 18 fotos.

Carbonmade: um dos sites de montagem de portfólio com navegação mais amigável, o Carbonmade reúne mias de 150 mil seleções de trabalhos categorizados em 40 categorias de profissionais.

FFFFound:teve início como uma ferramenta de postagem e compartilhamento de imagens, mas com o aumento de sua popularidade também ganhou espaço para divulgação de trabalhos artísticos.

PicasaWeb: assim como Flickr, também teve início como um diretório de armazenamento e compartilhamento de imagens. Por sua fácil navegação e rapidez no upload, também é indicada para criação de álbuns para portfólios.

Mostre o seu som

MySpace: é tido como o site preferido das bandas em ascensão. Dado isso, é também o lugar certo para quem quer descobrir novos talentos da música. Para ter um "playrer" no perfil da sua banda, é preciso que, ao se inscrever, selecione o campo "MySpace Music", que, além das suas músicas, também permite divulgação de artigos e agenda de compromissos.

Bandas de Garagem: site nacional focada nas bandas em início de carreira. Além de listar a categorizar os novos grupos, há também os rankings dos perfis mais acessados e recomendações editorias.

Garagem MP3: também nacional e focada nas bandas em ascensão, prima por ser um espaço para compartilhamento de estilos musicais mais populares.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host