UOL Notícias Tecnologia

18/01/2008 - 07h01

Webcams: resolução e compatibilidade com o sistema são itens cruciais

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Comprar uma webcam não guarda muitos segredos, mas ainda assim há coisas em que se deve prestar atenção. A mais óbvia é a compatibilidade com o PC: se o seu roda Windows XP, não há muito com o que se preocupar. Mas, se rodar outro sistema operacional, fique de olho.

A começar pelo Windows Vista: muitos fabricantes não atualizaram os drivers de suas câmeras para o novo sistema operacional da Microsoft, o que as torna incompatíveis com o programa. Existem drivers para o Windows XP mas nem sempre eles funcionam direito no Vista.

Produtos de empresas como Logitech, Microsoft e Creative Labs não devem apresentar problemas, mas fique de olho em marcas desconhecidas e modelos mais baratinhos. Consulte o site do fabricante (se houver algum indicado na embalagem) e informe-se.

Usuários Mac e Linux

Se você usa um Mac, procure na embalagem ou site do fabricante informações sobre compatibilidade: geralmente os produtos têm um selo com a carinha azul e a palavra Mac logo abaixo. Produtos compatíveis com Macs Intel e PowerPC trazem também o selo com o círculo "yin-yang" azul e a palavra "Universal" abaixo.

Isto é importante: uma câmera com drivers para Macs PowerPC pode não ter drivers (e não funcionar) em Macs Intel, embora a maioria dos fabricantes já tenha atualizado seu software. Se a câmera não indica compatibilidade, não se desespere. Nem tudo está perdido: ela pode funcionar com os drivers Open Source (e gratuitos) do projeto Macam: procure pelo modelo e nome do fabricante.

Já para usuários de Linux, o maior problema com webcams é colocá-las para funcionar. Drivers existem, mas as listas geralmente estão organizadas por "chipset" (o chip responsável pela captura da imagem) e não por modelo/fabricante, o que pode complicar as coisas. Um ponto de partida é a enorme lista de câmeras, chipsets e drivers mantida por Michel Xhaard, um físico francês.

Se sua câmera é da Creative Labs, experimente esta lista, e se for uma Logitech Quickcam, dê uma olhada aqui. Em todos os casos, a instalação do driver e configuração da câmera geralmente requerem uma pequena aventura na linha de comando, prepare-se para sujar as mãos.

Resolução e taxa de quadros

Outro item no qual ficar de olho é a resolução e taxa de quadros. A maioria dos modelos no mercado trabalha a .35 megapixels (ou 350 mil pixels, no jargão de alguns fabricantes) e produz imagens com resolução de 320x240 pixels. Para videoconferência é o suficiente, mas dá para melhorar: modelos mais sofisticados já operam a 1.3 megapixels, com resolução de pelo menos 640x480 pixels, o que resulta em imagens mais nítidas e detalhadas.

A taxa de quadros (medida em quadros por segundo ou FPS, do inglês frames per second) também é importante: procure modelos capazes de pelo menos 30 quadros por segundo para imagens fluidas e com movimentação natural. Modelos que operam a 15 fps, ou menos, resultam em vídeo com cara de "slideshow".

Microfone integrado

Alguns modelos têm microfone integrado, o que pode ser útil na hora de restringir cabos e acessórios plugados ao computador. Entretanto, nem sempre estes microfones tem a mesma qualidade e sensibilidade de um microfone comum. É recomendável substituir o microfone embutido por um headset USB de boa qualidade, com fones de ouvido e um microfone amplificado: sua voz vai soar muito mais nítida e seu interlocutor vai agradecer.

Tenha também em mente que webcams não funcionam bem em situações de pouca luz. Em alguns modelos, mesmo a iluminação de uma sala fornecida por uma lâmpada de 100 Watts não é o suficiente. Uma lâmpada de mesa iluminando indiretamente seu rosto ajuda a corrigir o problema.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host