UOL Notícias Tecnologia

18/01/2008 - 07h03

Conheça softs que ampliam o uso da webcam

RAFAEL RIGUES | Para o UOL Tecnologia
Se você acha que uma webcam serve apenas para incrementar o tradicional bate-papo virtual na Web, é hora de rever conceitos. É claro que elas fazem esta tarefa com muita propriedade, mas podem ir bem além disso.

Confira a seguir uma lista de softwares que permitem usar o periférico tanto de forma tradicional quanto versátil —e fazem coisas que vão mudar a sua idéia de câmera conectada ao computador.

Em matéria de webcams, usuários do Windows podem se considerar abençoados. Eles não precisam se preocupar com drivers, e os programas mais legais para bate-papo em vídeo sempre têm versão para o sistema operacional. Basta jogar "webcam" em qualquer site de download para encontrar uma porção de programas.

Veja softs para Windows

Macs não fazem feio quando o assunto são as webcams. Todos os novos Mac (com exceção do Mac Pro e Mac Mini) têm uma webcam iSight embutida acima do monitor. O número de softwares para interagir com estas câmeras, e também com as webcams USB baratinhas que você encontra em qualquer loja, é bastante grande, e os desenvolvedores são muito criativos.

Veja softs para Mac OS

A turma do pingüim também tem seus programas para aproveitar webcams. A versão Linux do Skype, infelizmente, não tem suporte a vídeo, mas você pode conversar com usuários do MSN usando um cliente alternativo e multiplataforma como o aMSN.

Veja softs para Linux

Há uma variedade imensa de programas no mercado para que você possa "papear" com outras pessoas usando sua webcam. Infelizmente a maioria deles só funciona no Windows, o que é um problema se seu interlocutor usa um Mac ou PC com Linux. Entretanto, há alguns programas com versões para os três sistemas operacionais, o que permite a você conversar sem discriminação.

Veja softs multiplataforma

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host