UOL Notícias Tecnologia

17/04/2008 - 10h00

Softwares permitem controle remoto do PC

LILIAN FERREIRA | UOL Tecnologia
*Colaborou Cíntia Baio
Você já pensou como seria ótimo ter acesso, mesmo estando longe, ao computador de casa e poder pegar aquela apresentação que acabou esquecendo de copiar e levar para o trabalho? Ou, então, poder acessar suas músicas de qualquer lugar?

Softwares de controle remoto do PC fazem exatamente isso —permitem que você possa acessar e controlar um computador a partir de outro e até de dispositivos como iPod Touch, iPhone e outros celulares.

Para isso você pode usar sua conexão de rede local ou à Web para interligar os computadores via VNC (Virtual Network Computing). É possível compartilhar pastas, jogar em rede, conversar e até acessar programas, impressoras e editar arquivos.

Vale lembrar que a segurança é mantida com o uso de senhas, criptografia e proteção contra quem entra em sua rede e vírus.

Como começar?

O primeiro passo para conseguir o controle remoto do seu micro é identificar o IP (Internet Protocol) das máquinas. Para isso, no Windows, vá em Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede e, então, clique com o botão direito do mouse e escolha Status. Vá em Support. Aparecerá o IP Address.

O número é fornecido pelo provedor de Internet para identificar a máquina, como um "endereço". Ele pode ser fixo (sempre o mesmo) ou dinâmico (a cada conexão o provedor fornece um "endereço" diferente).

Se o seu computador tiver IP dinâmico, você pode conseguir um endereço fixo para ele. Para isso, acesse serviços de DNS dinâmicos como o DynDNS ou o No-IP. É importante também configurar o roteador para determinar um IP a cada máquina da rede.

Controle remoto em todos os softs

Você pode ter acesso remoto a arquivos usando programas que não são voltados a essa funcionalidade. O Emule, por exemplo, oferece um recurso especial que permite controlar os downloads de qualquer computador conectado à Web. É possível pausar arquivos ou liberar outros. Para ativar a função, clique em Preferência > Servidor de Web > Ativar. O número da porta TCP/IP deverá ser anotada para que depois você a redirecione para a máquina.

Na ala dos players musicais, o Winamp oferece plug-ins para que você tenha total controle do tocador em qualquer lugar em esteja conectado. O Winamp Remote faz o streaming remoto de todas as músicas e vídeos. Para ouví-las, é preciso acessar o site www.winamp.com/remote.

Já o MSN há algumas versões traz a opção de compartilhamento de pastas —em Ações > Criar ou Abrir uma pasta de compartilhamento. Você deve escolher com qual contato quer compartilhar a pasta e, então, todos os arquivos colocados nela serão automaticamente sincronizados para a pasta que a outra pessoa tem em seu computador. Agora, a partir da versão 8.5, é possível também pedir assistência remota para contatos em Ações > Solicitar assistência remota.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host