UOL Notícias Tecnologia

22/05/2008 - 10h33

Softwares gratuitos convertem documentos do Excel, Word e Power Point para PDF

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Já tentou enviar um documento para seu chefe ou amigo e ele não conseguiu abrir? Com tantos softwares (e versões deles) no mercado, a situação se torna corriqueira e, por mais que os desenvolvedores tentem chegar a um acordo, a incompatibilidade de extensões acaba prejudicando a comunicação.

Por conta disso, quando é preciso "falar a mesma língua" no universo de tecnologia, a saída é enviar e receber arquivos PDF, já que a extensão (ainda) é tratada como padrão.

NAVEGUE PELO TEMA
Divulgação
Clique nos links para navegar pela matéria
SOFTWARES PARA CONVERSÃO
WORD PARA PDF DIRETO NA WEB
PROCESSO INVERSO: CONVERTA PDF
No mercado, existe uma série de softwares e sites— muitos deles gratuitos— que prometem converter documentos dos principais aplicativos para a extensão. Outros fazem o caminho inverso e te ajudam, por exemplo, a reduzir ou alterar informações de um documento que estava nessa formatação.

Softwares

O UOL Tecnologia testou cinco softwares gratuitos que prometem converter documentos do Word, Excel e Power Point para o formato da Adobe. A maioria deles segue o mesmo padrão de funcionamento: são uma espécie impressora virtual.

Após instalar o programa, basta abrir o documento em seu aplicativo original— como o Word— ir até o menu Arquivos (File) > Imprimir (Print) e, na caixa de diálogo para a escolha da impressora, selecionar o nome do programa e clicar em OK.

No programa Doro Setup, por exemplo, os documentos PDF criados são salvos na Pasta "Meus Documentos". O mesmo processo acontece nos softwares PrimoPDF, Cute PDF e WinPDF.

Além de converter arquivos, tais aplicativos permitem encriptar o documento, proibindo sua alteração, acrescentar dados do autor e data de criação.

Diferente dos demais programas, o Text to PDF Converter oferece uma interface própria para a geração do novo arquivo. Em poucos cliques é possível alterar o tipo de fonte, configurar página e inserir senhas no PDF para que ele não seja alterado.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host