UOL Notícias Tecnologia
 

CeBIT 2010

03/03/2010 - 09h25

Cozinha controlada por gestos, lojas 3D e babá de senhas destacam-se no Pavilhão do Futuro

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha

Apesar das críticas de que a Cebit não mostra o mesmo brilho das edições passadas, algumas atrações do Pavilhão do Futuro dão fôlego à maior feira internacional de tecnologia.

Entre as novidadades, a que promete chegar mais rápidos aos usuários é a XML3D. A linguagem das imagens em três dimensões na internet ainda está em desenvolvimento, mas a grande variedade de aplicações deverá impulsioná-la nos próximos meses.

De acordo os desenvolvedores do Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial, uma loja online poderia utilizar o 3D para vender uma roupa: os dados do comprador virariam um boneco virtual e a peça seria vista em 360º no corpo "virtual". Além da aplicação comercial, os modelos 3D do Centro ajudam a planejar cidades, criar moléculas e ambientes virtuais completos. O que impressiona é que a imagem não demora para ser carregada.

Além da internet, as imagens em três dimensões foram parar no celular. Um aplicativo para iPhone do grupo de Análise de Dados e Visualização interativa, também da DFKI, pode ajudar engenheiros a fazer diagnósticos da estrutura de uma ponte sem ter de sequer estar no local da vistoria.

Ao inserir variáveis no sistema e dados estruturais, o sistema mostra um modelo em 3D no celular do técnico. "A mesma tecnologia é útil para a área médica, com modelos de corpos com toda a estrutura interna de ossos, músculos, órgãos e veias à vista", afirma o professor Jens Krüger, um dos chefes da pesquisa. A promessa é levar o aplicativo para outros sistemas, como Android e Windows Mobile, e dispositivos, como o iPad da Apple.

Cozinha controlada por gestos

Para quem se aventura na cozinha, a Cebit mostrou um controle interessante para quem tem que atender a um telefone no meio da receita (e com as mão sujas). Apenas movimentando os braços diante de uma tela, o usuário consegue escolher menus e praticamente controlar todo o ambiente.

O iPoint, como é chamado o sistema, serve para quaisquer ambientes que necessitem de "higiene", como por exemplo, uma sala de operação dentro de um hospital e restaurantes.

Seria então o fim daquelas marcas de dedos na tela do seu celular? Infelizmente, não: a novidade segundo o Heinrich Herr Institute não deve chegar aos aparelhos tão cedo. Isso porque para funcionar o sistema necessita de uma placa do tamanho de um teclado que fica no teto logo acima da tela. Raios infravermelhos saem dela e identificam o que é apontado.

Babá de senhas

Se você anda desconfiado de que alguém anda bisbilhotando seu smartphone, o MobileSitter pode dar uma mãozinha. A "babá de senhas" guarda todas elas (seja do login no celular, no banco pela internet, serviço de e-mails) atrás de uma senha única. Se alguém tentar acessá-los, o software automaticamente gera senhas falsas e —o mais legal —o "invasor" não tem a menor pista se o que foi digitado estava correto ou incorreto.

Outros destaques do Pavilhão do Futuro foram o sistema de reconhecimento de fala por músculos faciais, que transmite frases sem que a pessoa emita sons, e o de monitoramento do olhar, que permiteo controle total dos aplicativos do computador apenas com o movimento dos olhos.
 

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host