UOL Notícias Tecnologia
 

CeBIT 2010

02/03/2010 - 12h39

Sistema traduz movimento de músculos faciais em palavras

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
Em Hanover, Alemanha
  • Dispositivo promete transformar movimentos labiais em uma espécie de ''voz de computador''

    Dispositivo promete transformar movimentos labiais em uma espécie de ''voz de computador''

Já ouviu falar em eletromiografia? Essa é técnica que transforma o sinal elétrico produzido pelos músculos em gráficos. Desenvolvedores do Karlsruche Institute resolveram aliá-la à tecnologia de reconhecimento da fala e criaram um sistema que consegue reproduzir na tela do computador as palavras que você fala.

Com eletrodos ligados aos músculos da face, o usuário tem sua atividade muscular captada como sinais elétricos, que por sua vez são encaixados em padrões de frases e palavras gravados previamente no computador, que reconstrói cada movimento para deduzir o que foi dito.

Se você é um daqueles que tem preguiça de digitar longos textos, pode pensar que essa é a solução mágica do seu problema. Mas o sistema de reconhecimento de fala eletromiográfico tem objetivos mais nobres: além de ajudar pessoas com necessidades especiais, ele pode colaborar para a transmissão de dados confidenciais - já que não é necessário emitir nenhum som durante uma mensagem, apenas o movimento muscular.

Outra aplicação que ainda está sendo desenvolvida pelo Karlsruche, que iniciou o projeto em 2004, é utilizar o sistema para ajudar na tradução simultânea entre duas línguas. Uma pessoa falaria na língua nativa e os ouvintes receberiam diretamente suas frases traduzidas.

Mas é preciso ficar com eletrodos grudados no rosto e apertando suas bochechas? Não necessariamente: os cientistas pretendem integrá-los em aparelhos celulares e assim evitar o contato direto do terminal com a pele.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host