! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
11/01/2007
CES mostra TV, telefone e mídia digital espalhados pela casa
Daniel Pinheiro
Do UOL Tecnologia, em Las Vegas
Imagine passar a ligação do celular para o telefone VoIP. Ou continuar assistindo ao filme que começou na cozinha do mesmo ponto, só que na sala. Tudo isso já é realidade pelos corredores da CES 2007, maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas (EUA) —a era digital já saiu do PC é capaz de atravessar paredes para levar entretenimento aos diversos aparelhos dispostos pela casa.

Se duas pessoas da família querem ver o mesmo DVD, na mesma hora, mas cada um em seu canto, não será preciso ter um reprodutor de vídeo digital e uma cópia do filme para cada TV, mas sim um único aparelho que acesse a biblioteca digital da casa e disponibilize para o pai, que vai assistir ao filme no home theater da casa, e também para a filha, que prefere ficar no seu quarto.

"As pessoas vão se acostumar com o conceito de 'biblioteca digital', já que será assim que o conteúdo ficará armazenado daqui para frente —centralizado e disponível para que qualquer aparelho possa reproduzi-lo", diz Amy Valli, executiva de comunicação da Motorola. "Acho que chegará um momento que ninguém mais falará em 'minha coleção de DVDs' ou 'minhas músicas'. Porque não vai haver diferença entre o filme que você comprou pela TV a cabo ou a música que você baixou pela Internet. Todos estarão no mesmo lugar."

TV, siga-me
A empresa de celulares apresentou na feira uma linha de receptores chamados DCH que permitem distribuir o o conteúdo enviado pela operadora de TV a cabo digital por toda a casa. "Eu comecei a ver um filme na cozinha, na hora em que estou jantando. Se na metade me sinto cansada e quero ir para um lugar mais confortável da casa, posso ir sem problemas. Essa é a 'Follow Me TV'."

Mas apesar dos olhinhos brilharem, a tecnologia ainda está distante dos brasileiros —são pouco mais de 5 milhões de assinantes de TV paga no país, e muito menos os usuários que recebem o sinal de TV a cabo digital, bastante comum nos EUA.

Os receptores, chamados também de "set-top boxes", na maioria das vezes têm sistema de armazenamento próprio, que serve para a gravação do conteúdo da TV a cabo.

Em geral, cada TV tem que ter seu decodificador para receber o conteúdo digital via cabo. Mas no caso da linha DCH, isso não é necessário —é possível plugar outros aparelhos em rede usando as conexões USB e Ethernet, para que todos recebam o conteúdo.

Celular vira VoIP
Outra solução Follow Me em exibição na CES é a Residential Seamless Mobilty Gateway, também da Motorola. Ela permite que o usuário alterne uma chamada iniciada no celular fora de casa, no mesmo aparelho e mesmo número, sem interrupção, para sua rede local sem fio, usando o protocolo VoIP.

Para isso, o Seamless Gateway utiliza um ponto de acesso de sinal sem-fio Wi-Fi, que é ligado a qualquer tipo de conexão de banda larga, e também um aparelho que funciona tanto como celular CDMA quanto como telefone IP.

Tudo conectado
O mercado da casa conectada não passou incólume pelos olhos de Bill Gates, principalmente porque o foco atual do segmento é a combinação de entretenimento e conteúdo compartilhado. Não por acaso os dois foram os principais temas da palestra que Gates fez no último domingo, antes da abertura oficial da CES.

Ainda que a empresa não tenha colocado no mercado as soluções mirabolantes que o fundador da Microsoft apresentou na mesma palestra, como a bancada de cozinha que vira uma tela de projeção para que seja exibido o passo a passo de uma receita retirada da Internet, a gigante do software também dá seus passos na área —nem que seja da maneira Microsoft de ser, que integra absolutamente todos os produtos do mundo, desde que eles sejam da empresa, é claro.

O Windows Home Server, apresentado no keynote de Gates, é um software que gerencia os diversos dispositivos compatíveis com produtos da Microsoft na casa digital —PCs, notebooks, smarphones, videogames Xbox 360, câmeras e filmadoras digitais. Tudo conectado em rede.

O servidor centraliza o conteúdo de todos dispositivos, em especial fotos, músicas e vídeo, e os deixa disponíveis também para todos os aparelhos, além de realizar automaticamente cópias de segurança das informações e checar atualizações de arquivos a cada nova conexão do disposito, para que nenhum dos aparelhos ligados à rede use uma versão desatualizada do conteúdo.

Para isso, o Home Server deve rodar em um computador com sistema operacional Windows Vista ou XP com Service Pack 2, com acesso a uma conexão de banda larga à Internet.

Além disso, a empresa de Gates terá um servidor desenhado especialmente para aproveitar os recursos de seu gerenciador doméstico de mídia digital no segundo trimestre deste ano —o HP MediaSmart Server, que contará com processador Sempron AMD de 1.8 GHz com arquitetura 64-bit e quatro discos rígidos, com 750 GB de capacidade cada um.

Internet para vigiar
Mesmo não sendo a grande vedete da casa conectada na CES 2007, a segurança também esteve presente em alguns projetos e soluções na maior feira de eletrônicos de consumo do mundo. Em especial em uma solução da companhia telefônica AT&T, chamada de Home Monitoring Service.

Ela é muito parecida com a foi destaque no Brasil há alguns meses, que fez com que um homem que estava na Alemanha conseguisse impedir um assalto em sua casa no Guarujá. Isso porque ele recebeu um alerta pelo celular, emitido por uma câmera IP com sensor de movimento.

O pacote da AT&T custa US$ 199 e conta com uma câmera IP e um sensor sem fio de porta ou janela, além de um dispositivo wireless que conecta os dois aparelhos à Internet. Também é cobrada uma taxa de serviço de US$ 9,99.

A novidade neste caso é que o monitoramento também pode ser feito pelo telefone celular do usuário, desde que ele tenha acesso à Internet e possa rodar aplicativos Java.

Além disso, há mais opções de vigilância digital para a casa conectada, como sensores que detectam vazamentos de água ou alteração brusca de temperatura e emitem avisos para o usuário. Também é possível instalar dispositivos para controlar as luzes da casa de maneira remota —e conferir o resultado das mudanças pelo computador ou pelo telefone móvel.
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns