! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
11/01/2007
DJ agita feira de eletrônicos em Las Vegas com scratches visuais
Daniel Pinheiro
Do UOL Tecnologia, em Las Vegas
Quem passava pelo estande da Pioneer na CES logo via uma aglomeração em um dos cantos. Além disso, também era possível a pequena multidão vibrando.

O responsável pela bagunça era o DJ Roonie G, que fazia um set todo performático, até exagerando demais nos scratches e na adição de beats. Havia até uma pequena fila para tirar fotos com ele depois do fim do set

Mas era possível entender os exageros do DJ superstar da CES ao olhar para cima e ver que ele não estava apenas mixando músicas e trechos de diálogos de filmes.

Espalhadas em um pilar, algumas TVs de plasma mostravam que os scratches eram feitos em cima das imagens de um DVD. Ou seja, quando ele fazia o "vuc-vuc" característico do scratch, ele estava indo em voltando em trechos de um DVD que ele gravou com as tais misturas —como por exemplo, alternar cenas em que Lucy Liu corta cabeças em "Kill Bill" com um clipe antigo do rapper Sir-Mix-A-Lot, "Baby Got Back".

Para isso, o DJ usava duas "picapes" de DVD DVJ-1000 —o nome oficial é Professional DVD Turntable. Com elas, ele podia manipular separadamente o áudio e o vídeo de cada um dos dois DVDs que ele estava tocando.

A DVJ-1000 custa cerca de US$ 2.000 e tem três tipos de loops embutidos, ajuste de sensibilidade da roda que manipula as idas e vindas dos scratches e possibilidade de fazer playback em cima da músicas durante a mixagem.
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns