! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
12/01/2007
CES mostra gadgets divertidos e úteis para a vida digital
Daniel Pinheiro
Do UOL Tecnologia, em Las Vegas
Segunda maior área de exposição da CES 2007, o centro de convenções Sands, que fica dentro do hotel The Venetian, concentrou um monte de coisas legais. A área "Innovations Plus", por exemplo, foi um verdadeiro balaio de gatos que misturava gadgets úteis para a vida digital e outros tão bizarros que chegam a ser divertidos. A maior feira de eletrônicos do mundo terminou nesta quinta-feira em Las Vegas, nos EUA.

Um deles é o Loc8tor, feito para localizar objetos perdidos, um verdadeiro "São Longuinho" high tech. Ele combine sensores de identificação por radiofreqüência (RFID) do tamanho de um clipe de papel e um leitor capaz de "brincar" de "frio ou quente".

Cada unidade pode registrar até 24 sensores, que você coloca nos objetos que quiser. Depois basta você sair andando pela casa que o leitor produz avisos sonoros para auxiliar na localização de objetos em um raio de até 200 metros.

"Se o objeto perdido estiver na área coberta pelo leitor, ele emite um bip intermitente", diz Vicky Lewko, vice-presidente da CarryOn, empresa que produz o Loc8tor. "Conforme você se aproxima do objeto, o som vai ficando mais forte e repetido. Se você for na direção oposta ao objeto, fica mais fraco e espaçado.

Músicas com a sua cara
Você tem a sensação que tem tanta músicas no seu computador ou tocador de MP3 que nem sabe o que quer escutar quando abre o programa de reprodução? Cansa de apertar a tecla "forward" para pular faixas até achar a música que você quer?

Então o MyDJ foi feito para você. Ele é um software que usa um dos conceitos básicos da Web 2.0 —as tags— para ajudar você a escutar a música que quer sem precisar ter que ficar procurando entre milhares de arquivos.

"O que o MyDJ faz é fazer uma varredura em seus arquivos de músicas e, usando uma biblioteca de classificação com mais de 26 milhões de canções, atribuímos uma série de tags musicais para cada faixa, como 'pesada', 'suave', 'jazzística', 'percussiva', 'intimista', 'alegre'", explica Stephanie Phillips, diretora de marketing da MusicIP, criadora do MyDJ.

"Então, da próxima vez que você escolher uma música, o programa vai criar automaticamente uma lista com outras músicas que se parecem com a que você escolheu. Ou ainda você pode selecionar seu humor naquela dia e deixar o MyDJ montar uma seleção baseada nas tags que batem com seu estado de espírito."

O programa pode ser instalado em seu computador e até no seu tocador de MP3, caso ele permita a adição de plug-ins, pequenos softs que adicionam recursos a um programa principal.

Inseto radio-controlado
Quem passava por essa área de exposição da CES às vezes ouvia um barulho alto de asas batendo e gente apontando para cima.

Perigo? Nada disso. Todos estavam olhando o Flytech Dragolfly, supostamente o "primeiro inseto radio-controlado do mundo", segundo a WowWee, a empresa que o produz.

O brinquedo, que mais parece uma libélula gigante de fibra de carbono e asas azuladas, é bem ágil, mas parece ser difícil de manejar, Mesmo com o controle remoto operado por funcionários da fabricante, o inseto high-tech caía no chão depois de 10 a 15 segundos de vôo rebuscado, com mergulhos, mudanças de direção e rasantes, Ele pode atingir altura de cerca de 16 metros com velocidade de até 30 km/h.

A decolagem já é uma aventura. Apesar de levantar vôo de superfícies planas, como o chão da sua sala, é possível fazer a decolagem como a de um aviãozinho de papel —lançando o aparelho com um arremesso horizontal.

O Flytech Dragolfly será lançado no segundo trimestre desse ano nos Estados Unidos, com um preço sugerido de US$ 39,99.

Abrace um panda
Símbolos de "fofura" em todo o mundo, os pandas de verdade são animais bem raros de serem abraçados por um humano —se é que de fato podem ser.

Para suprir essa carência afetiva, a Woowee, a mesma empresa que fabrica o inseto voador, lançou o RoboPanda, um bichinho de pelúcia cibernético que interage com seu dono sem o comando de controle remoto —ele reage aos estímulos que recebe por meio de sensores espalhados pelo seu corpo.

Então, pode ficar feliz, porque você finalmente sentirá o abraço de um panda fofinho, que também consegue seguir objetos com os olhos, evitar obstáculos quando se move e reconhecer fontes sonoras.

Além disso, ele pode guinchar e falar com você, contar histórias, sentar, rastejar, andar, rolar, e, é claro, te abraçar muito, o que pode fazer você economizar dinheiro com o analista. Tudo isso por US$ 229.
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns