! UOL Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
CES 2007
12/01/2007
"Morno", Zune dá espaço para outros players digitais na CES
Daniel Pinheiro
Do UOL Tecnologia, em Las Vegas
Em sua primeira grande apresentação ao público desde o lançamento, o Zune, tocador portátil de mídia digital da Microsoft, tinha tudo para ser uma das vedetes da CES 2007.

Isso porque além do fator novidade, o aparelho da empresa de Bill Gates não sofreria qualquer concorrência direta com aquele que teoricamente ele veio para destronar —o onipresente iPod, que como todos os produtos da Apple, ficam de fora da CES para brilharem em seu próprio show, a Macworld, que também acontece durante essa semana, em São Francisco (EUA).

Mas os sinais de que o Zune não faria barulho em Las Vegas já apareceram no domingo, quando, em sua tradicional palestra de abertura da feira, Bill Gates mal falou do aparelho.

A confirmação veio com o estande da empresa na CES. Enquanto Vista e Office tinham até uma grande área fora do centro de convenções que abriga a feira, produtos como o Xbox 360 e o Windows Home Server ocupavam uma boa parte do espaço da Microsoft. Para o Zune, um mero canto, sem muito destaque.

Azarões brilharam
Morno desse jeito, o Zune deixou espaço para que outros players digitais ganhassem espaço na CES.

Quem brilhou mais foi o Sansa Connect, player recém-lançado da SanDisk, empresa que é mais conhecida por fabricar cartões de memória e flash drives USB. O aparelho foi eleito o melhor MP3 player da CES 2007.

Brilho justificável, já que traz acesso a qualquer rede Wi-Fi aberta que detectar, recurso não existente no iPod e de uso restrito no Zune, além de contar com auto-falante interno, 4 GB de memória flash, entrada para expansão com cartão microSD e tela colorida de 2,2 polegadas que permite a exibição de fotos.

A conexão sem fio dá mais algumas vantagens ao Sansa Connect, como a recepção e reprodução de rádios veiculadas pela Internet e a visualização das músicas de amigos que tem o mesmo player.

A Creative, empresa que no início da era dos PCs era praticamente sinônimo de multimídia, trouxe como destaque o antigo Zen Vision:M, vencedor do prêmio de melhor tocador de MP3 e de melhor produto —mas da feira do ano passado.

Fones de ouvido sem-fio
Quem também apresentou novidades no setor foi a RCA —será que os brasileiros ainda lembram do cachorrinho das vitrolas?—, com os aparelhos Jet Stream e Opal, da linha Gems (pedras preciosas, em inglês).

O atrativo do Jet Stream é já sair de fábrica com um fone de ouvido sem-fio com baterias recarregáveis. Ele utiliza tecnologia própria da RCA para fazer a conexão com o tocador, e garante 12 horas de reprodução de música com uma única carga. O player também conta com cronômetro, calculadora de massa corporal, rádio, tela LED de 1,5 polegada e capacidade de 1 GB.

O Opal tem memória flash de 2 GB e capacidade de reproduzir filmes, músicas e fotos em sua tela LED de 1,5 polegada. O player reconhece os formatos MP3 e WMA de música, vídeos MPEG, além de arquivos de imagem JPEG, BPM, TIF, GIF e PNG.

Pequenos chamam a atenção
A falta de produtos de impacto entre os tocadores de mídia digital, os eletrônicos mais desejados pelos norte-americanos pelo segundo ano consecutivo, segundo estudo da CEA, fez com que o público da CES 2007 desse atenção até a pequenos fabricantes de players digitais.

É o caso dos tocadores da Truly, que chamavam a atenção mais pela cor rosa ou pelo visual camuflado de alguns aparelhos menores. Uma vez no estande, era possível encontrar aparelhos mais sofisticados, como o FT603, que tem algumas características que faltam até a players top, como conexão Bluetooth e capacidade de gravar conteúdo reproduzido pelo rádio FM.
CES 2007
Mapas
- Mapa interativo
- Para imprimir
Setores - Hall Norte (PDF, 3,8 MB) - Hall Central (PDF, 2,3 MB) - Hall Sul (PDF, 2,7 MB) - Sands/
   The Venetian (PDF, 2,1 MB) - Hilton (PDF, 2 MB)
Álbuns