UOL Notícias Tecnologia

06/09/2010 - 15h50 / Atualizada 06/09/2010 - 15h56

TV com plataforma do Google promete muito, mas mostra pouco na IFA 2010

Guilherme Tagiaroli||UOL Tecnologia
Em Berlim, Alemanha
  • Google TV quer levar os serviços da web para a televisão. Na imagem, o Google Mapas

    Google TV quer levar os serviços da web para a televisão. Na imagem, o Google Mapas

Em maio deste ano, gigantes da tecnologia anunciaram a Google TV, televisor com a plataforma do buscador que “junta o conforto da TV de casa com a facilidade da internet”, segundo o próprio Google. A Sony, parceira da iniciativa, aproveitou a IFA 2010 – quando as atenções do mundo tecnológico estão todas voltadas para Berlim – e apresentou no evento o aparelho que colocará toda a teoria na prática: a Sony Internet TV. Mas essa “estreia” da Google TV com o público pecou justamente no que promete revolucionar, que é a interatividade.

No estande da Sony, os interessados na novidade não puderam fazer buscas por conteúdo nem acessar programas compatíveis com a plataforma Android – algumas das promessas feitas em maio. Nem as funções básicas oferecidas pelo controle remoto foram liberadas. Os visitantes da IFA 2010 que querem conhecer mais a novidade, como a reportagem do UOL Tecnologia, devem se contentar em assistir a um vídeo de exibição da novidade. Exatamente como acontece na TV tradicional.

Se tudo funcionar como mostram os vídeos, o foco da iniciativa está mesmo voltado para as buscas, levando para a televisão o que já é feito no computador. Também será possível, por exemplo, consultar redes sociais durante um jogo de futebol – isso, é claro, se o time estiver ganhando – ou assistir a seriados disponíveis em streaming. Mesmo que os vídeos estejam em flash, o sistema do Google abrirá sem problemas, pois ele virá com o plugin 10.1 do Flash Player, da Adobe.

  • Guilherme Tariaroli/UOL

    Sony Internet TV deve ser lançada em novembro, na Europa. Preço ainda não foi divulgado

Além das buscas, será possível navegar pela web, sem que a página fique distorcida. No exemplo “intocável” do estande, o vídeo mostrava um acesso ao site da FIFA 2010, durante um jogo da seleção brasileira de futebol. A página ocupou toda a tela da TV, sem muitas alterações gráficas.

De acordo com o fabricante, o produto será lançado em novembro na Europa e, um pouco antes, nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre preço sugerido. A Sony Internet TV será a primeira televisão a receber a plataforma do Google. O equipamento será feito em parceria com a Intel (que fornecerá o processador Atom), a Logitech (que fornecerá acessórios para a navegação, como controles remoto) e o Google (que disponibilizará o sistema Android e navegador Chrome OS).
 

 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host