! IPTV começa a chegar ao Brasil - 21/09/2007 - Reportagens Especiais

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Reportagens Especiais
21/09/2007 - 07h01
IPTV começa a chegar ao Brasil

Paulo Rebêlo*
Para o UOL Tecnologia

Na Europa e nos Estados Unidos, o mercado de IPTV vai de vento em popa, com transmissões comerciais realizadas desde o final de 2005. Em geral, são serviços complementares à atual oferta de TV a cabo e Internet banda larga, com a possibilidade de ler e responder e-mail pela TV e ter um conteúdo personalizado, com direito a filmes e seriados na hora que você quiser, sem programação ou horário fixoNo Brasil, assim como lá fora, quem lidera o movimento de IPTV são as operadoras de telefonia. Afinal, por causa das regulamentações (no Brasil, pela Anatel) as operadoras não podem atuar no mercado de televisão convencional ou a cabo. Como elas têm a infra-estrutura de banda larga pronta e em constante expansão, a única saída para oferecer televisão com qualidade digital —e cobrar por isso— é por meio da IPTV.

A direção da Oi/Telemar garante que a infra-estrutura para o IPTV no Rio de Janeiro está pronta, com a malha de fibra ótica devidamente instalada. Pelos próximos meses, haverá apenas ajustes finais na liberação de conteúdo, na plataforma (Siemens-Nokia) e nos contratos com estúdios de Hollywood. O diretor de novos negócios, José Luis Volpini, explica que até o final do ano serão 1.000 pessoas —entre colaboradores da empresa e usuários avançados de banda larga— testando o IPTV da empresa. A proposta é lançar o produto, comercialmente, a partir do primeiro trimestre de 2008.

Em São Paulo, a Telefônica não revela detalhes oficialmente, apenas garante o estágio "avançado dos estudos sobre IPTV de modo a oferecer serviços diferenciados de banda larga no Estado de São Paulo". Na Espanha, a Telefônica oferece o serviço com uma carteira atual de 400 mil assinantes.

Universidades e centros de pesquisa também não perdem tempo. Em setembro, a Universidade de São Paulo, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou em caráter [muito] experimental o IPTV-USP (http://iptv.usp.br/portal/home.jsp). Por enquanto, o sistema se assemelha demais com WebTV, ou seja, vídeos sob demanda pelo computador. São filmagens de eventos e tutoriais da própria universidade, com finalidade de integrar mais o corpo docente, alunos e colaboradores. Segundo Gil da Costa Marques, coordenador do projeto, para uma segunda etapa a idéia é mesmo ter IPTV com programação fixa e transmissão de eventos ao vivo, com uso do set-top box ligado a uma televisão comum. Mas ainda sem previsão.

No Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), uma equipe de engenheiros e analistas trabalha contra o tempo para aprimorar soluções de TV digital e IPTV. O respaldo do mercado é tão grande que, para se ter uma idéia, o centro é um dos envolvidos em pesquisa e desenvolvimento do "Ginga", o middleware do sistema brasileiro de TV digital; middleware é a camada de software responsável pela execução de aplicações.
Mais
IPTV é o futuro da televisão com banda larga
Entenda como funciona a IPTV
IPTV começa a chegar ao Brasil
Por que IPTV não é TV pela Web?
Cobertura da IPTV será restrita
O que esperar do conteúdo da IPTV?
IPTV: como fica a TV Digital?

ÚLTIMAS REPORTAGENS
27/02/2008
Dez mandamentos para ficar longe de vírus em mensagens instantâneas
20/02/2008
Recarga e fidelidade são banho de água fria em novas regras para celulares
18/02/2008
Windows Vista SP1 é quase um novo sistema operacional; saiba mais
16/02/2008
Brasil terá Campus Party também em 2009; confira balanço da festa
23/01/2008
Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vírus
21/01/2008
Transforme o seu PC em um home theater
17/01/2008
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
16/01/2008
Creative Commons é alternativa ao direito autoral; saiba mais
15/01/2008
Navegador GPS funciona como guia de ruas digital no carro; veja teste
10/01/2008
Câmeras digitais aderem à onda do vídeo em alta definição na CES