UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Áudio

18/11/2008 - 08h01

Docks para MP3 players trazem som de alta qualidade

SÉRGIO VINICIUS|Para o UOL Tecnologia
DOCKS PARA MP3 PLAYERS
Flávio Florido/UOL
O Multilaser 5 em 1 é um "canivete suíço" compatível até com o Playstation Portable (e desperta, na função rádio-relógio)
Flávio Florido
O Logitech PureWi-Fi Anywhere é o mais compacto, leve, discreto e indicado para usuário que costuma carregar o dock
Flávio Florido/UOL
O Philips DC199B tem o melhor sistema de som entre os equipamentos testados
VEJA FOTOS DOS DOCKS TESTADOS
EQUIPAMENTOS TRAZEM BOM SOM
DOCK COMPATÍVEL COM CELULARES
COMO CRIAR O SEU PRÓPRIO DOCK
Se comparados com um micro e mini systems potentes, o volume sonoro dos docks para MP3 players é inferior — chega a potências entre 20 W e 32 W contra, em média, 60 W dos micros e mini systems.

Entretanto, os avaliados Philips DC199B, Multilaser 5 em 1 e o compacto Logitech PureWi-Fi Anywhere não fazem feio no critério qualidade de áudio e podem até mesmo animar uma festa em ambientes fechados de até 25 metros quadrados.

O equipamento que se sai melhor, tanto no volume quanto na qualidade de reprodução musical, é o Philips DC 199B. O top dock garante excelente performance até mesmo quando atinge o máximo de volume —o conjunto tem 30 W RMS de potência total.

Como o aparelho conta com duas caixas móveis, que podem alcançar até 3 metros longe da base, o usuário consegue posicioná-las para que a música seja direcionada para o "alvo".

Confira fotos dos aparelhos testados

Os controles do Philips, entretanto, não acompanham a qualidade de áudio. O painel de comando da base imita o "wheel pad" —embora não tenha a mesma característica sensível ao toque do player da Apple— e é facilmente controlável.

No quesito qualidade de som, atrás do modelo da Philips, ficam o Logitech e o Multilaser. O volume do Logitech se sai bem, já que não distorce o áudio nem mesmo quando atinge o volume máximo —que, na prática, não é muito alto, na verdade. Segundo informações do SAC da Logitech, o equipamento tem 32 W RMS.

Em nossos testes, apesar de no papel ter mais "potência" que os concorrentes, o aparelho perde em "barulho" para Philips e Multilaser. O controle remoto do equipamento é muito bem sacado e também imita a interface do iPod e, se o usuário o perder, poderá fazer pouco mais do que ligar e desligar o dock.

O Multilaser atinge altos volumes (o marcador aponta para 30), mas tem pior qualidade sonora, no geral, que os concorrentes. Entretanto, esse problema pode ser atenuado com dois procedimentos simples. O primeiro, bastante rudimentar, é não aumentar muito o volume, as caixas de som de 20 W chegam a sofrer, assim como o ouvido do usuário, quando se atinge o máximo no marcador.

O segundo é resolvido graças a uma boa sacada da Multilaser: o controle remoto do equipamento tem ajustes de grave e agudo. Isso faz com o que o usuário consiga "formatar" a música que ouve da melhor forma possível, de acordo com a qualidade dela, o que varia muito, dada às diversas possibilidades em sem gravar um arquivo de MP3.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host