UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

19/05/2010 - 07h00 / Atualizada 20/05/2010 - 17h14

Celular Smart GW620 agrada aos fãs de multimídia, mas peca no teclado

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

    Primeiro Android da LG, Smart GW625 apresenta várias funções multimídias como edição de vídeo

ÁLBUM DE FOTOS
Flávio Florido/UOL
Clique para ampliar a foto

O primeiro celular com o sistema Android da LG, O Smart GW620, é o mais apropriado para quem procura um aparelho com recursos multimídia entre as alternativas testadas pelo UOL Tecnologia. Ele tem rádio FM (que só funciona com o fone conectado), câmera de 5 megapixels e ferramenta para edição de vídeos. Por outro lado, peca no teclado. O smartphone da LG, em plano pré-pago, é encontrado por R$ 1.399.

O Smart conta com conexão 3G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS integrado, uma porta mini-USB para carregar o celular e conectá-lo ao computador, além de uma saída de fone de ouvido P2 — formato comum de pinagem de fones de ouvido convencionais.

Com cartão nativo de 2GB, um dos principais diferenciais do aparelho é a câmera de 5 megapixels. Há vários ajustes interessantes como a quadriculação da tela, para que a pessoa que tire a foto consiga enquadrar melhor a imagem, identificação geográfica, níveis de qualidade e até a possibilidade de escolher configurações de branco (white balance).

O GW620 conta ainda com um recurso interessante para a edição de vídeos. O celular tem um aplicativo que permite a configuração de ajustes de cores da gravação (preto e branco, sépia, etc), incluir narração, realizar cortes de imagem e ainda inserir texto nos vídeos, como se fosse o Windows Movie Maker. Ainda na área multimídia, o GW620 tem um sistema bom de rádio — só suporta a gravação de seis estações FM — e roda vídeos no formato DivX.

O celular, que é slide, tem um teclado QWERTY, cujas teclas são mais salientes do que o necessário e muito espaçadas, dificultando a digitação. Mas o maior incômodo ainda fica por conta do uso do teclado virtual touchscreen na horizontal: em vez de ter apenas letras, ele é parecido com o de um celular convencional. Para digitar a letra C, por exemplo, será necessário apertar três vezes a tecla 1.

Outro ponto negativo em relação às teclas são os botões de pressão. Esse tipo de botão, para quem não está acostumado, pode ser um problema, pois eles são muito sensíveis. Em algumas ocasiões, durante o teste, mesmo com o telefone “travado”, o celular acionava alguns botões quando estavam no bolso da calça.

O celular vem com o dicionário XLex, do instituto Berlitz. Por mais que nele apareça uma bandeira de Portugal, se digitar uma palavra em português do Brasil, ele mostra o significado em inglês e vice-versa. O dicionário também indica a pronúncia das palavras em inglês buscadas.

No quesito redes sociais, ele vem com o aplicativo SNS, que conecta o usuário às redes dos serviços do Twitter, Facebook e Bebo. Ele não tem, no entanto, o aplicativo para acesso direto ao Orkut — algo apresentado por todos os outros aparelhos testados.

Pontos positivos: Câmera, editor de vídeo, único entre os testados com rádio FM.

Pontos negativos: Teclado QWERTY touch na posição horizontal parece o de um celular convencional e botões de pressão.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host