UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

19/05/2010 - 07h00 / Atualizada 19/05/2010 - 07h00

Para concorrer com iPhone, Motorola Milestone traz teclado físico e interatividade

LILIAN FERREIRA | Para o UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

    Milestone tem tela de 3,7 polegadas sensível ao toque e é o único que tem versão 2.0 do Android

ÁLBUM DE FOTOS
Flávio Florido/UOL
Clique para ampliar a foto

O Motorola Milestone não é um dos celulares mais bonitos que você já viu, mas pode ser o aparelho tudo em um que você procura. O mais caro do teste do UOL Tecnologia, pode ser comprado por R$1.799 no plano pré-pago, é multitarefa, possui integração com redes sociais, avisa quando você recebe um novo e-mail e permite navegar pela internet.

Com uma tela de 3,7” sensível ao toque, o Milestone tem memória interna de 8 GB (expansível a 32 GB) o que permite que você ouça (quase) toda sua coleção de música e ainda tire e armazene fotos com 5 MP.

O processador é bom e não trava mesmo se você estiver ouvindo música, conversando por mensageiros instantâneos (no teste com eBuddy e Gtalk) e o telefone tocar. Tudo ao mesmo tempo.

Tem três telas principais para os atalhos dos programas que mais usa e widgets como previsão do tempo, calendário e galeria de fotos. Mas muitos deles exigem conexão com a internet, seja 3G ou Wi-Fi. O navegador que vem embutido é bom, mas não permite muito zoom nas páginas e nem ajusta o texto para a largura da tela.

A touchscreen responde aos comandos dos dedos sem maiores dificuldades, e você pode usar também o teclado físico QWERTY. Apesar disso, o dicionário não vem pré-instalado e a sugestão de palavras só funciona se você utiliza o teclado virtual.

Dá para ver vídeos em flash, saber onde você está pelo GPS (ele vem ainda com o Motonav, serviço de navegação por três meses gratuitamente) e jogar games semelhantes ao do iPhone, com o acelerômetro e baixados do Android Market.

Um dos poucos aparelhos com o sistema operacional 2.0 no Brasil, ele ainda peca pela baixa duração da bateria. Usando algumas horas o Wi-fi e 3G é bem possível que você tenha que recarregar em um dia e meio no máximo.

A câmera, apesar de ter 5MP, é mais um quesito que deixa a desejar. No escuro, não é possível enxergar o que se quer fotografar, mesmo com o flash, que deixa a imagem lavada e parece tratada posteriormente.

Pontos positivos: boa touchscreen e processador não trava com multitarefa.

Pontos negativos: bateria dura pouco se usar Wi-Fi e 3G e câmera fraca.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host