UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

04/06/2010 - 07h01 / Atualizada 04/06/2010 - 07h01

Completíssimo, Nokia N97 tem touchscreen que deixa a desejar

SÉRGIO VINÍCIUS||Para o UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

O Nokia N97 é um celular excelente. Mais rápido e completo que o Samsung Omnia II e o Motorola Milestone, o smartphone reúne com competência itens como câmera fotográfica, caixas que ecoam som de gente grande, pacote de aplicativos fácil de usar e tocador de música intuitivo. Wi-Fi, conexão 3G e GPS também estão embarcados nele. Para quem está acostumado com a interface Nokia, é fácil de usar e possível se familiarizar com o smartphone em poucas horas.

ÁLBUM DE FOTOS
Flávio Florido/UOL
Clique para ampliar a foto

Dos pontos positivos do tudo em um N97, o que mais chama a atenção é a velocidade com processa as requisições do usuário. Ao abrir programas ou acessar a rede por meio de softwares como cliente de e-mail ou o navegador, ele é tão rápido quando PCs de última geração. Acessar a rede com o telefone é, da mesma forma, tão fácil quanto em computadores pessoais. Nem mesmo com a memória de 32 GB (interna) lotada ele vacila nas respostas. O preço disso, e também o de ser um tudo em um, é o tempo escasso de duração da bateria. Com o equipamento funcionando em ligações, o telefone “morre” em pouco mais de 6 horas.

A tela do celular tem boa resolução e reproduz filmes, vídeos, imagens e textos fielmente. Aliás, o conjunto multimídia do telefone agrada bastante: a câmera fotográfica reproduz com alta qualidade, o sistema de áudio toca canções com nitidez que impressiona. A captação de som é outro item satisfatório. O ponto negativo da tela diz respeito ao touchscreen: não é 100% fiel (além de não ser multitouch). Não raro, o usuário pode tocar em uma área e outra ser acionada. É um problema chato, que pode ser minimizado pelo teclado QWERTY, que faz parte do corpo do celular.

A integração com a internet é outro ponto forte e (ironicamente) também fraco do Nokia N97. Isso porque o modelo conta com diversas ferramentas de escritório - como visualizador de PDF - mas em modo trial. Por conta do fácil acesso à loja OVI, de aplicativos da Nokia, a empresa “força” o usuário a acessá-la para adquirir o que quiser e continuar usando no telefone. Modelos mais simples da empresa são distribuídos com aplicativos para uso sem restrições.

Nokia N97 - site

Preço no plano pré-pago: R$ 2.399

Pontos positivos: Intuitivo, tem interface simples de usar; rápido, atende aos comandos do usuário com presteza

Pontos negativos: Bateria tem curta vida útil; touchscreen pode falhar; algumas versões do sistema “apagam” o telefone, sendo necessário reiniciá-lo (ou atualizar a versão)
 

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host