UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

04/06/2010 - 07h01 / Atualizada 04/06/2010 - 12h35

Lento, Samsung Omnia II tem bateria que dura uma vida (ou um bate-papo de 10 horas)

SÉRGIO VINÍCIUS||Para o UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

Colocar uma série de recursos em um celular com 60 centímetros quadrados costuma ter um preço. No Samsung Omnia II, além dos abusivos R$ 2,4 mil pedidos nas prateleiras (para pré-pagos), isso é cobrado em formato de lentidão nas respostas - ele demora bem mais a responder aos comandos do usuário do que o Nokia N97 e o Motorola Milestone. Em contrapartida, tem belo design, sua bateria é estendida - mais de 10 horas, em ligação - e tem uma tela com resolução superior aos outros smartphones avaliados.

ÁLBUM DE FOTOS
Flávio Florido/UOL
Clique para ampliar a foto

Ainda sobre a tela em Amoled (que consome menos energia e oferece melhores exibições), que tem 3,7 polegadas e 480x800 pixels, outro ponto que chama a atenção é o excelente touchscreen. Não é necessário “mirar” em ícones para abrir os programas certos - um toque aproximado já o aciona. Imagens e vídeos apresentados na tela não deixam a desejar perto de filmes e figuras exibidos em telas de monitores LCD de PCs, por exemplo.

Por ser um tudo em um, outro ponto forte do telefone é a possibilidade de personalização dos comandos. É possível configurá-lo de forma que acionar itens como câmera, player ou bluetooth seja tarefa fácil, mesmo sem olhar. Nos testes do UOL Tecnologia, apesar de se tratar de um modelo touchscreen, sem a facilidade do relevo para identificar os botões, foi possível comandá-lo perfeitamente por tato, diretamente do bolso, sem a necessidade de olhar para o que se estava fazendo.

O sistema Windows, que é embarcado no telefone, ajuda o usuário a se familiarizar com o equipamento - e é ele também que torna o smartphone lento, já que o modelo é equipado com um, em tese, excelente processador de 800 MHZ e memória RAM de 256 MB. O pacote de aplicativos do sistema, como o Office, é pesado, demorando a responder aos comandos do usuário, que pode bocejar à vontade antes de conseguir realizar a tarefa que deseja.

Samsung Omia II - site

Preço no plano pré-pago: R$ 2,4 mil

Pontos positivos: Bateria de longa duração (manual indica 10 horas, mas em nossos testes foram 12 horas de conversação); belo design; fácil de usar, já que é sistema Windows

Pontos negativos: Telefone extremamente lento às requisições do usuário; bem mais caro do que os concorrentes

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host