UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Celulares

16/06/2010 - 07h00 / Atualizada 16/06/2010 - 07h00

Com teclado transparente, LG Crystal tem visual elegante e diversas funcionalidades

ANNA CAROLINA MELLO | Para o UOL Tecnologia
  • Flávio Florido/UOL

O modelo apresentado pela LG não possui nenhum diferencial que o torne feminino, não tem aplicativos especiais para mulheres, nem está disponível nas cores rosa e lilás. O que justifica, então, a presença do produto entre os celulares testados?

Depois de um breve período de uso, fica fácil encontrar resposta à pergunta. Apesar de não ter design que sugira feminilidade, o Crystal é elegante: tem um teclado de números transparente, que se ilumina quando é acessado como slide. Tem um corpo bastante enxuto e um monitor relativamente grande, que permite uma excelente visibilidade dos ícones – também com boas dimensões. Além disso, apresenta navegação intuitiva pelos menus e excelente organização dos ícones. Ele se divide em quatro visualizações diferentes de desktop e possibilita deixar vários aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Com tecnologia 3G, acessa redes Wi-Fi e tem aplicativos atraentes como Google Maps, Facebook, Youtube e Twitter, entre outros. Outro fator que diminui o peso da bolsa é a câmera com resolução de 8 megapixels, que permite tirar ótimas fotos e fazer vídeos com resolução de filmadora digital, ainda que com maior compressão. A capacidade de armazenamento fica em 1,5 GB. A parte boa dessa história é que a capacidade é expansível via cartão microSD, e os arquivos podem ser transferidos sem dificuldades por USB.

Uma das funções mais “charmosas” por assim dizer, é o acesso rápido aos itens de comunicação, multimídia e utilitários por meio de “gestures”, ou seja, a atribuição de formas que se desenham com o dedo indicador sobre a tela. Pode-se escolher, por exemplo, o acesso direto à agenda de contatos fazendo um círculo sobre o monitor. São mais de dez desenhos possíveis e, como eles recebem uma resposta rápida, facilitam a vida quando sabidos de cor. E no caso de um lapso de memória, há sempre o caminho normal até o ícone de cada função, que tampouco é muito longo.

A principal desvantagem do aparelho fica por conta do preço. Salgado, o valor inicial parte de R$ 1.700 por sugestão do fabricante para o varejo. Mas conforme a operadora, o plano e os benefícios de cada contrato, o desconto pode chegar a mais de 50%. O que também pode fazer falta para as mais perdidas é o localizador por GPS, presente em outros aparelhos testados. Mesmo assim, a sofisticação do design, a eficiência nas respostas e a facilidade no uso tornam o LG Crystal um forte candidato a favorito das mulheres de bom gosto.

Valor no plano pré-pago: R$ 1.700

Para quem é: público de gosto refinado, interessado em aliar sofisticação de design com boa operabilidade.

Pontos positivos: É elegante e muito bom em termos de funcionalidade. Touchscreen de ótima resposta aos “gestures”, tem ainda o apoio do teclado por botões (transparente, o diferencial estético). Ótima câmera.

Pontos negativos: É caro e não possui navegador GPS.

Últimas avaliações

Hospedagem: UOL Host