UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

21/11/2008 - 08h03

Funções similares têm respostas diferentes em controles testados

FERNANDO MUCIOLI | Para o UOL Tecnologia
NAVEGUE PELA MATÉRIA
Flávio Florido/UOL
Laterais do produto da Clone se encaixam bem às mãos e o acabamento emborrachado mantém uma pegada firme e confortável durante todo o jogo
Flávio Florido/UOL
O controle do Xbox 360 é o único realmente ''Plug and Play'' entre os testados: não necessita a instalação de nenhum driver externo para funcionar
Flávio Florido/UOL
Turbo Vibration, da Leadership, é o maior entre os três modelos avaliados, mas tem um direcional digital superior
CONTROLES USB PARA JOGOS
INSTALAÇÃO E RECURSOS
FUNÇÕES SÃO SEMELHANTES?
FORMATOS E CONFORTO
VEJA FOTOS DOS CONTROLES
Entre os controles avaliados pelo UOL Tecnologia, o joystick para Xbox 360 é o que traz menos funcionalidades —ele vibra, e só. O modelo Joypad Turbo Vibration, da Leadership, fica em segundo, adicionando três tipos de modo de controle. O Joypad Alpha Shock, da Clone fica em primeiro, dispondo de todas as funções que os concorrentes oferecem e mais o Turbo.

Na base, porém, os três controles são iguais. Todos têm três direcionais (um digital e dois analógicos, para maior precisão em games como simuladores de futebol e corrida), quatro botões frontais, outros quatro localizados na parte superior dos aparelhos e mais dois que correspondem às funções "Start" e "Select" dos videogames caseiros.

Veja fotos dos equipamentos testados

O Joypad Alpha Shock possui duas teclas extras: uma de Turbo, que ao ser associada a um botão faz com que ele seja ativado múltiplas vezes com só um toque, e a de "Modo", que alterna o esquema de controle entre digital e analógico. Já o Leadership perde o Turbo, mas ganha um Modo extra, específico para jogos de carro.

Usabilidade em modo padrão

No entanto, tantos modos de controle não fazem muita diferença na prática. Quem for fã de games de velocidade o suficiente para ativar o Modo Carro, por exemplo, vai preferir adquirir logo um volante para satisfazer as suas necessidades.

É possível jogar perfeitamente bem qualquer jogo no estilo padrão desses controles, e por isso o que mais contou na avaliação desse quesito foi justamente o quão bem cada um deles se sai em situações comuns.

Levando-se em consideração a maciez e resposta dos botões e movimentos dos direcionais, o joystick da Microsoft leva uma vantagem muito pequena sobre o modelo da Clone. O controle Leadership, mais duro e menos confortável, fica por último.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host