UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

08/08/2008 - 07h00

"Em notebooks, PCs ou consoles, a diversão é a mesma", diz editor da NintendoWorld

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Tradicionalmente, jogos eletrônicos estão ligados a consoles específicos ou a PCs. Notebooks, até então, sempre foram equipamentos ligados à mobilidade e a assuntos profissionais.

Veja fotos dos notebooks gamers

Com a invasão do mercado por portáteis para gamers, o cenário começa a mudar. Esse universo híbrido é novidade, mas há quem defenda que ainda não é hora de trocar o bom e velho PC (ou mesmo o videogame) por um notebooks.

É o caso de Orlando Nakahara Ortiz, editor da revista de games NintendoWorld, parceira de UOL Jogos.

Com conhecimento dos dois mundos —informática e gamemania— e tendo avaliado profissionalmente centenas de laptops, PCs, consoles e jogos eletrônicos de todos os tipos e cores, o jornalista comentou essa nova tendência no mundo tecnológico.

• • •

UOL Tecnologia - Qual a configuração ideal de um laptop desenvolvido especialmente para jogos eletrônicos?

Orlando Nakahara Ortiz - Para os jogos de hoje, necessariamente, algum com chip Dual Core. AMD X2 ou Intel Core2Duo são as melhores pedidas. No mínimo 1 GB de RAM, sendo que 2 GB ou mais é recomendado.

E, claro, uma placa gráfica 3D. Existem diversas opções gráficas da AMD e NVIDIA para o mercado móvel, que atendem muito bem aos jogos (e também vídeo em alta definição). O único problema é que é inviável fazer um upgrade no futuro, já que os chips são montados diretamente na placa.

UOL - Além desses requisitos de hardware, há algum outro que seja diferencial, como mais entradas para periféricos?

Ortiz - É interessante procurar por um notebook com várias entradas USB. Assim, o jogador pode conectar um teclado ou mouse externos mais adequados ao jogo. Outra opção também são os joysticks. Há vários no mercado, e eles são mais fáceis de transportar.

UOL - A jogabilidade em um laptop é semelhante à de um console?

Ortiz - Se o hardware for bom, o jogo for o mesmo ou similar e utilizado um bom joystick, sim. A própria Microsoft oferece um receptor para o controle sem fios do Xbox 360, que pode ser utilizado no Windows XP e no Vista.

UOL - No caso de jogadores puristas e amantes do PC, você acha que vale a pena entrar no mundo dos consoles?

Ortiz - Neste caso, no coração destes puristas, teclado e mouse levam vantagem. Principalmente em jogos de tiro em primeira pessoa, como Battlefield, Unreal Tournament, Call of Duty, Half Life. Jogar com o joystick e depois com um teclado e mouse é uma experiência bem diferente, mais apurada com teclado e mouse.

Ainda assim, alguns consoles permitem ligar acessórios USB para simular a sensação de se jogar em um PC, como Unreal Tournament 3 para PlayStation 3. Sem considerar custos, somente realização, tanto faz se é PC, notebook ou console. A diversão é a mesma.
Mais no IDGNow!
Sete games gratuitos para jogar no PC
O que um PC precisa para atender aos gamers?

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host