UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

16/03/2009 - 07h01

Banda usa controle do Wii para fazer samba eletrônico

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Em 1919, nascia o teremin, um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônico. Na verdade, parecia mais um instrumento de tortura do que sinfônico. O equipamento, que produz majoritariamente um curioso som agudo, não necessita de contato humano para criar música: basta a movimentação das mãos do artista próximo a ele.

Quase um século depois, o teremin ganhou mais um neto: o Wiimote, controle remoto do console da Nintendo. Em comum com o Teremim, o instrumento tem a vocação 100% eletrônica e a aparência de qualquer outra coisa que não um instrumento musical.

Graças ao programador norte-americano John Lee, que criou um programa que muda os comandos recebidos pelo Wiimote, os movimentos no controle puderam ser vertidos em música. Com isso, foram aparecendo usuários músicos amadores que aprenderam a "tocar" o Wiimote.

No Brasil, a banda mais conhecida a recorrer ao Wiimote é a Lens Kraftone, que utiliza o controle para tocar uma variedade de músicas que vão desde batidas eletrônicas até a sambas com cavaquinhos. Para "tocar" o instrumento, é necessário dominar os quatro botões e fazer movimentos ritmados.

Veja mais vídeos da banda Lens Kraftone

O Wiimote envia os dados para um laptop, que entende que os comandos são "música" e os reproduz conforme sua programação. Para utilizar o controle como "instrumento" não é necessário um console — de forma básica, basta conectar o controle ao computador, o responsável por transformar em música as ações.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host