UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Computadores

16/03/2009 - 07h02

Xbox 360: mídia center com jeitão de videogame

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
O Xbox 360 tem como trunfo ser da Microsoft. Por ser detentora do sistema operacional doméstico mais utilizado no mundo, o console tem altíssima compatibilidade com o Windows, em especial com o Vista.

O Xbox 360 funciona como DVD Player, conta com disco rígido para armazenar músicas, fotos, vídeos e games. O console também oferece acesso à internet. Mas quem maximiza o uso de todos esses recursos é o Windows, que por meio de uma rede simples transforma o videogame em uma central multimídia.

"Por si só, as características do Xbox 360 podem seduzir o consumidor. Entretanto, a total compatibilidade com o Windows Vista garante uma vitaminada no console", diz Guilherme Camargo, gerente de marketing da Microsoft para Xbox no Brasil. "Na era Atari, o usuário sentava na frente da TV e jogava. Hoje, ele pode fazer muitas outras coisas."

Com o Xbox 360 conectado ao Vista, é possível compartilhar todo o conteúdo digital com o console. Se o usuário desejar, consegue assistir diretamente no videogame a um filme WMV armazenado no computador. O mesmo ocorre com fotos e com música.

"Essa função fica interessante para quem quiser personalizar a trilha sonora dos jogos. A maioria deles permite. Basta dizer ao console quais MP3 você quer que ele toque enquanto você joga", diz o redator-chefe da Revista Oficial do Xbox no Brasil, Nelson Alves Jr. "A capacidade de interação entre console e o Media Center do Vista permite que o usuário transforme o console em um centro de diversão completo. Tudo o que pode ser feito no PC, passa a poder ser realizado no Xbox 360."

Outro trunfo do console é a possibilidade de interação online. O sistema, de simples utilização, permite criação de lista de amigos — semelhante às dos comunicadores instantâneos MSN Messenger e Windows Live Messenger. Por meio dessa plataforma online, o usuário pode chamar os amigos para jogar a qualquer instante, entrar e sair de uma partida quando quiser ou ainda realizar conversas por voz.

A interação ainda independe do que os dois usuários do Xbox estiverem fazendo. Não é necessário que ambos estejam jogando para se comunicar ou que estejam na mesma tela do videogame. "Um pode estar vendo fotos e o outro, jogando. Ainda assim, é possível conversar", diz Camargo.

Em relação ao Xbox — versão anterior do console da Microsoft — basicamente perfumarias foram agregadas ao Xbox 360. E foi justamente nesses detalhes que houve os grandes acertos no console.

"O Xbox 360 tem exatamente as mesmas funções de seu antecessor, com algumas melhorias", conta Alves Jr. "Por exemplo, agora, ele aceita formato AVI de vídeo. O DVD Player tem controle remoto, o disco rígido é maior: antes eram 8GB; agora, o menor tem 20GB e o maior, 120GB."

Outra evolução é a rede de jogos Live, que nasceu com a versão anterior do videogame da Microsoft. O console já sai da caixa com um adaptador para conexão Wi-Fi com a Live — facilitada pelo compartilhamento com o PC, que é praticamente automático: o Xbox 360 é reconhecido de primeira.

Ainda sobre a Live, trata-se de uma das melhores plataformas para jogos online. "Não há nada que se assemelhe em facilidade, funcionalidade, variedade de conteúdo e estabilidade", analisa Alves Jr. "Das funções que mais me agradam no console, a Live entra em primeiro lugar. Quem usa uma vez se torna usuário fixo, como acontece com MSN, que, aliás, também funciona no console."

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host