UOL Notícias Tecnologia

Guia de Produtos > Imagem

18/09/2008 - 07h00

Usabilidade e design das filmadoras DVD são parecidos; modelos tentam "embutir" bateria

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Detalhes diferenciam as câmeras com gravação em DVD avaliadas pelo UOL Tecnologia — Sony DCR-DVD910, Samsung SC-DX 103 e Canon DC 310. Isso porque o formato é semelhante (quase todas com medidas em torno de 9 centímetros x 10 cm x 5 cm de largura, altura e espessura), bem como o peso (pouco menos de meio quilo).

Conheça as três filmadoras DVD avaliadas pelo UOL Tecnologia

Os botões de comando, em geral, também estão posicionados de forma semelhante. Alguns deles ao lado do visor de 2,7 polegadas. Outros, como zoom e liga e desliga, ficam próximos à mão direita do usuário - a mesma que segura a filmadora.

Nos detalhes, o conjunto mais bem acabado é o da Samsung. A câmera tem formas arredondadas e passa a impressão de ser a mais compacta. Para dar uma melhor sensação de unidade, a empresa teve uma sacada oportuna: a bateria fica posicionada na parte interna da câmera, ao lado do visor quando fechado.

Além de ter boa portabilidade, a usabilidade dos controles da câmera também se destaca. Intuitiva e fácil de mexer, até mesmo um usuário que nunca teve contato com alguma filmadora consegue ajustar itens como brilho e definição da tela.

Sem manual

Como duas (Sony e Canon) das três filmadoras foram disponibilizadas para testes sem o "manual do usuário", a reportagem resolveu avaliá-las sem qualquer conhecimento prévio das máquinas. E justamente a única que chegou com o as instruções em livro - a Samsung - foi a mais fácil de operar.

A Canon apresenta também um belo e diminuto design, que no conjunto agrada ao usuário. A usabilidade filmadora é mediana - depois de alguns minutos, é possível realizar as tarefas mais corriqueiras com a câmera, como ajustar tela ou mudar da posição filme para foto e bater algumas fotografias (as três máquinas avaliadas tem essa opção).

A bateria fica exposta, mas como é pequena, não chama muito a atenção - embora não tenha a discrição da pilha Samsung.

Por fim, a câmera mais robusta e difícil de operar é a Sony. Por ter uma infinidade de recursos, aprender a operar até os mais simples demanda algum tempo - ainda mais sem o "manual do usuário".

Os destaques negativos na usabilidade e design da câmera são o botão de play, praticamente inacessível a usuários com dedos grandes e a bateria, que fica projetada para fora e dá a impressão de algo sobrando.

Compartilhe:

    Últimas avaliações

    Hospedagem: UOL Host
    UOL Tecnologia — Sony DCR-DVD910, Samsung SC-DX 103 e Canon DC 310. Isso po%>