Topo

Como é o celular com a primeira tela realmente infinita e câmera inovadora?

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

23/05/2018 11h28

A fabricante chinesa de celulares Vivo (sem relação com a operadora espanhola que atua no Brasil) começou a enviar para a imprensa estrangeira, segundo nota do portal "The Verge" desta quarta (23), convites para o que parece ser a versão de produção do telefone-conceito Apex, que impressionou o mundo na feira MWC, em fevereiro. 

A data para o modelo sair seria 12 de junho, e um vídeo que está no YouTube mostra vislumbres dele em imagens que evocam a Copa do Mundo. A empresa patrocina o evento e deve usá-lo como gancho para fazer barulho em cima deste lançamento. 

VEJA TAMBÉM:

Pelo que foi visto no início do ano por poucos, o Apex será o telefone celular com a melhor relação corpo-tela já existente. Isto é, ele vai praticamente abolir as bordas físicas e chegar a 100% de aproveitamento da frente do celular para a tela, ou algo muito próximo disso --só teremos certeza quando o modelo final do celular chegar às lojas.

Essa tela "infinita" poderia trazer problemas para a parte superior do celular, onde normalmente ficam a lente da câmera frontal, o alto-falante para ouvir ligações e o sensor de luz para a câmera --motivos pelo qual o polêmico entalhe virou moda em celulares recentes, como o pioneiro Essential Phone e depois no iPhone X, Zenfone Z5, LG G7 Thinq, Nokia X6 e outros clones chineses.

A Vivo optou então por colocar câmera frontal "pop-up", isto é, que surge em uma pequena gaveta pela parte superior quando o usuário deseja usá-la. O GIF acima mostra como ela aparece.

Por fim, seria o Apex o segundo celular da Vivo com a tecnologia de reconhecer impressão digital por cima da tela, em vez de um sensor próprio na parte inferior, lateral ou traseira do celular. O primeiro foi o X20 Plus UD.

Moto G6 Plus amadurece e ganha pontos com sua bateria de peso

UOL Notícias