UOL Notícias Tecnologia

14/06/2007 - 07h05

Sony e Toshiba disputam sucessão no vídeo digital

MARCELO AYRES

Para o UOL Tecnologia
Mais uma vez Toshiba e Sony estão em uma grande disputa para determinar qual será o formato padrão de vídeo. Em 1995, o SD (superdisc) da Toshiba disputava com o MMCD (multimedia CD) da Sony. Essa briga deu origem ao acordo que criou o DVD. Hoje, porém, um acordo entre as duas gigantes do setor para o padrão de alta definição não parece estar próximo.

Os dois formatos praticamente não têm diferença na qualidade do sinal digital. Igualdade também nas resoluções nativas oferecidas: HDTV com 702p, 1080i e 1080p.

A diferença está na capacidade de armazenamento. O Blu-ray consegue armazenar quase o dobro de informação que o HD DVD. Este, por outro lado, tem um processo de fabricação muito semelhante ao do DVD, o que barateia seu custo.

Assim, explica-se o valor dos aparelhos de HD DVD que entram no mercado até 50% mais baratos que os de Blu-ray. O processo de fabricação deste último exige novas linhas de produção, o que eleva o valor final do produto.

Como preço é uma coisa que com a produção em escala tende a cair, os dois formatos devem ficar com custos mais próximos. Se a unificação dos formatos não acontecer, a escolha entre um e outro vai ser apenas uma questão de preferência.

Cada um por si
Cada parte defende seu formato. Para Hiroshi Kishima, gerente de produto da Toshiba, "o HD DVD é a nova geração de DVD, tendo como principal destaque a reprodução das imagens em alta definição e até seis vezes melhor que a resolução do atual DVD, em termos de pixels".

O gerente de marketing do departamento de informática da Sony Brasil, João Ribeiro, diz que "o Blu-ray é uma tecnologia óptica apropriada para quem necessita de grande capacidade de armazenamento de dados em um equipamento de fácil operação". Assim, o objetivo da Sony é "atingir clientes corporativos com necessidade de alta capacidade de armazenamento de dados em mídia", informa.

Potencial brasileiro
A Toshiba vê o mercado brasileiro com bons olhos. "É um mercado promissor, que vai substituir o atual mercado de DVD dentro de alguns anos. Com o inicio de transmissão de TV digital em alta definição, prevista para o final deste ano, esta tendência deve ser acelerada", diz Kishima.

Já a Sony, aposta no sucesso da nova tecnologia também junto ao consumidor, pois se trata de uma proposta de substituição da mídia de DVD. "Devemos lembrar também que tudo isso será potencializado com o início da TV digital no Brasil e da busca por armazenamento full HD", afirma Ribeiro.

As duas empresas sabem que ter conteúdo é o melhor caminho para garantir espaço na preferência do público. A Sony aproveita a força de seu braço no cinema, a Sony Picture Entertainment Home. Além disso, conta com o apoio de MGM, Paramount, Warner Home Vídeo, Buena Vista e Universal, entre outros.

A Toshiba tem ao seu lado Warner Home Vídeo, Paramount Home Entertainment e Universal, também presentes no formato Blu-ray.
Mais
Blu-ray e HD-DVD: entenda as diferenças e veja se vale investir

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host