Dizem que a melhor jogada dos fabricantes de telefones celulares foi conseguir transformar em acessório o que deveria ser uma ferramenta —afinal, ninguém troca de furadeira a cada seis meses, mas a maioria não pensa duas vezes em investir naquele tênis ou casaco da moda. Ao mudar a forma como seu produto é visto pelos consumidores, os fabricantes conseguiram multiplicar a demanda e, conseqüentemente, os lucros. Há até quem tenha vários aparelhos, um para cada ocasião; ou quem prefere não usar celular a ser visto com um modelo "ultrapassado" (muitas vezes com meros meses de uso) em mãos.
Para apelar a este público volátil, os fabricantes trabalham incessantemente, renovando suas linhas com produtos de design cada vez mais impressionante. Alguns fabricantes trabalham em conjunto com grandes nomes da alta-costura para promover suas criações, outros quebram recordes para ganhar status e outros acabam criando por si só modelos que se tornam clássicos. Todos são desejados como se pudessem, com um simples toque, transferir parte de sua elegância e status ao usuário.
O
UOL Tecnologia testou cinco dos modelos mais elegantes no mercado, cada um de um grande fabricante:
Motorola,
Nokia,
LG,
Samsung e
Sony-Ericsson. Todos capazes de provocar olhares de cobiça por onde passam. Mas e quanto aos recursos? Será que eles trazem tudo o que os consumidores esperam de um aparelho moderno, ou será que, como muita coisa na moda, não passam de rostinhos bonitos?