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25/12/2007 - 07h03

Com 12 botões, joysticks permitem que usuário configure comandos

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Em simuladores aéreos, o joystick faz as vezes de manche da aeronave. Os acessórios avaliados pelo UOL Tecnologia têm em comum, além do tamanho e formato, 12 botões que podem ser programados de acordo com o game que você jogar.

Em jogos de batalhas aéreas, há uma série de funções que necessitam ser executadas ao mesmo tempo. Entre elas, aumentar ou diminuir o "throtlle" (aceleração), mover "flaps", soltar bombas, atirar nos inimigos e até visualizar espaços aéreos lateral e superior —tudo isso ao mesmo tempo em que se pilota (e sem mencionar a quantidade de comandos utilizados na decolagem e aterrisagem).

Justamente por essa necessidade de comandos simultâneos é que os 12 botões são úteis. Com eles, você pode configurar os recursos do game da maneira que melhor combinar com seu estilo de pilotagem ou estratégia de jogo.

Botões principais

O botão principal, o de tiro, normalmente fica localizado na parte superior ou frontal do manche. Geralmente, é identificado como botão 1 e acionável com o dedo indicador. Ele permite que você possa atacar seus alvos ao mesmo tempo em que pilota. No caso dos jogos que simulam vôos comerciais, este botão é utilizado para regular o posicionamento do "nariz" do avião.

Normalmente, o botão 2 também fica na parte de cima do manche, só que do lado direito (para ser acionado com o dedão). Ele é utilizado nos jogos de combate e ação para soltar bombas e tiros de longa distância. Nos simuladores de vôo comercial, sua função padrão é a de acionar ou liberar os freios do avião.

Localização dos botões

No joystick Clone, ele fica exatamente nesta posição, na parte de cima do manche; no da Thrustmaster se localiza no topo do manche; e no modelo da Trust fica colocado na base do manche, na parte frontal.

Durante o teste, foi possível observar que a posição do botão 2 no joystick Trust não é a ideal, pois o comando pode ser acionado por engano e impede o manuseio firme do joystick. Isso pode até causar dores nos braços e mãos do jogador, que adota um manuseio errado para não acionar o botão por engano.

Já o Thrustmaster T.Flight merece um destaque no quesito botões. O joystick vem com uma memória interna que salva as configurações feitas durante o jogo mesmo após você desligar o computador. Outro ponto importante é o botão "mapping", que permite trocar a função dos botões rapidamente. Além disso, o Thustmaster tem uma série de funções pré-programadas que são padrão em jogos —para carregá-las basta apertar o botão "preset".

O joystick da Thrustmaster ainda pode ser utilizado no console Sony Playstation 3. Um botão seletor localizado na parte da frente da base permite que você escolha em qual plataforma vai jogar.

Modelos que confundem

Nos joysticks Clone e Trust, os botões de número 3 a 6 ficam localizados na parte de cima do manche, em torno do botão direcional. Este último é utilizado para a visualização das laterais e do campo inferior e superior da aeronave. No Thrustmaster, o botão 3 fica ao lado do botão 1, e o 4 ao lado do botão 2, no topo do manche.

Já os botões de número 7 a 12 ficam mais bem instalados no modelo da Trust. Nele, eles estão na lateral esquerda da base e enfileirados de baixo para cima. Isto permite que o jogador tenha uma visualização clara dos botões e facilita o acesso aos recursos requisitados durante o jogo.

No joystick Cobra, da Clone, eles estão na parte da frente da base e ficam parcialmente cobertos pelo manche. Por estarem com os números que os identificam exibidos para frente, o jogador acaba os visualizando de cabeça para baixo — o que obriga o "piloto" a desviar o olhar da tela para acionar os comandos.

No modelo da Thrustmaster os botões de número 7 a 12 têm localização ainda mais confusa. A ordem não é lógica: alguns ficam na parte da frente do acessório, outros na base. E todos estão em localização aleatória: o número 8 vem antes do 7 e assim por diante. Tal distribuição acaba confundindo o jogador e faz com que erros ocorram durante a pilotagem.

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