UOL Notícias Tecnologia

27/12/2010 - 18h20 / Atualizada 04/04/2011 - 10h18

Empresa americana cria sistema de internet sem fio transmitida por luzes

Da Redação
  • John Pederson, CEO da LVX, olha para luzes que transmitem dados pela internet ao notebook

    John Pederson, CEO da LVX, olha para luzes que transmitem dados pela internet ao notebook

Uma empresa do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, vai conectar seis prédios da cidade de St. Cloud com internet transmitida por um sistema de luzes, segundo informa a “Associated Press”.

Batizada de LVX, a tecnologia usa LEDs (Light Emitting Diode - Diodo emissor de luz) num suporte de tamanho padrão que é fixado no teto das salas. Esses LEDs transmitem mensagens em código binário para modems especiais conectados a computadores.

A luz do modem se comunica com o suporte de luzes acima dele, onde há um sensor para receber o sinal de retorno e transmitir os dados pela internet.

A velocidade de transmissão de dados alcança cerca de 3Mbps (Megabit por segundo), algo semelhante à conexão residencial por linhas DSL (Digital Subscriber Line - Linha de Assinante Digital). Para a cidade de St. Cloud, a velocidade da internet é um fator secundário, já que o sistema foi escolhido pelo baixo consumo de energia graças às luzes de LED.

Velocidade deve aumentar

John Pederson, CEO da LVX, planeja lançar a segunda geração do sistema de internet por iluminação em um ano, com velocidade suficiente para concorrer com redes Wi-Fi comerciais. Além disso, o sistema de iluminação poderá ser programado para mudar de intensidade e cor de acordo com as condições do ambiente.

“Congestionamento” Wi-Fi

Mohsen Kavehrad, professor de engenharia da universidade Penn State, analisou o lançamento e afirma que a nova tecnologia para conexão de internet pode ser um complemento vital para sistemas sem fio que já existem.

Ele explica que o espectro de rádio utilizado para transmissões de pequeno alcance, como o Wi-Fi, está ficando cada vez mais sobrecarregado, o que diminui a velocidade das conexões e causa transtornos aos usuários.

“A luz pode ser a saída para essa confusão”, destacou Kavehrad.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host