UOL Notícias Tecnologia

21/01/2011 - 13h25 / Atualizada 04/04/2011 - 14h27

Campus Party: especialistas divergem sobre importância de temas populares no Twitter

RODRIGO VITULLI||Do UOL Tecnologia
  • Trending topics, os assuntos mais comentados em determinado momento no Twitter

    Trending topics, os assuntos mais comentados em determinado momento no Twitter

A popularização do Twitter fez com que as palavras mais utilizadas nessa rede social refletissem o que está, literalmente, na ponta dos dedos dos usuários no Brasil e no mundo. O fenômeno das chamadas hashtags – termos antecedidos pelo símbolo # , que determina um assunto -- foi discutido em um dos encontros da Campus Party 2011, evento de tecnologia realizado em São Paulo. Os participantes concordaram sobre a importância do serviço, mas divergiram quanto à relevância dos temas que se destacam diariamente no microblog, os trending topics.

Segundo René de Paula, gerente de relacionamento com desenvolvedores da Locaweb, os acontecimentos que ganham destaque na rede nem sempre importam de fato.  “Enquanto acontecia a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, as pessoas discutiam personagens de novelas no Twitter. Isso não é relevante. O que sai na mídia, apesar de não ser tão divertido, ainda é essencial para seguir”.

René ainda fez ressalvas sobre ter muitos seguires na rede. “Atualmente as empresas estão repensando sobre o que é realmente importante no Twitter. Prefiro ser relevante e entregar alguma coisa útil quando alguém buscar sobre minha marca no Google ou ter milhares de seguidores no Twitter, mas não fazer nada por eles?”, questionou.

Bia Granja, diretora de criação do site youPIX, discorda. Segundo ela, as ferramentas digitais e não-digitais se completam. “Assistir ao noticiário ou à novela conectado no Twitter pode fazer com que a audiência da emissora também aumente. Uma ferramenta ajuda a outra. O problema é que, em casos de entretenimento, há um movimento organizado, que tuíta uma hashtag específica e faz o tema ser destaque nos trending topics. O mesmo dificilmente acontece em outros casos.”

Relevantes ou não, os trending topics pautam o trabalho de Pablo Peixoto, criador de populares vídeos para a web (“Dunga em um dia e fúria” e “"Raul Seixas - O início, o fim e o Meio com Fiuk"). Durante participação no debate, ele disse ter adiado o lançamento de um de seus vídeos sobre o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho porque notou no Twitter que as atenções estavam voltadas para a estreia de um reality show da Rede Globo.

 “Se eu tivesse lançado o vídeo no dia da estreia do Big Brother, ele teria, no máximo, a metade visualizações que teve. Ou seja, minha estratégia deu certo e os trending topics me ajudaram muito”, concluiu. 

Links patrocinados
Ao final do debate, que durou cerca de 90 minutos, os participantes, mediados pelo jornalista Bruno Ferrari, criticaram a utilização de links patrocinados. Para eles, a imposição de um tema não espontâneo vai contra a essência dos trending topics.

Quando René de Paula, da Locaweb, indagou aos espectadores da plateia sobre “quem clica nos trending topics patrocinados”, apenas cinco pessoas levantaram a mão, entre um público de aproximadamente 60 pessoas.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host