UOL Notícias Tecnologia

23/02/2011 - 07h00 / Atualizada 31/03/2011 - 17h14

Como faço para usar agenda, endereços e contatos do meu iPhone com o notebook?

SÉRGIO VINÍCIUS || Para o UOL Tecnologia*
  • iTunes faz o meio de campo entre os dados do iPhone e os de outros dispositivos

    iTunes faz o "meio de campo" entre os dados do iPhone e os de outros dispositivos

*Dúvida enviada pelo internauta Marco

Para utilizar agenda, endereços e contatos do iPhone em um notebook – ou em um netbook, em um PC ou em um Mac – é necessário sincronizar os equipamentos. Para tanto, o software que faz o “meio de campo” entre o telefone da Apple e os computadores é o iTunes. (Atenção: usuários de computadores Mac, além do iTunes, devem ter o Mac OS X 10.5.8 ou posterior instalado, para que a sincronização seja efetuada.)

Com o iTunes instalado em sua máquina, basta conectar o iPhone (ou ainda o iPod Touch ou o iPad) ao computador via porta USB e os itens serão automaticamente sincronizados, de acordo com as preferências determinadas pelo usuário. Além de agendas, endereços e contatos, o iTunes permite a sincronização de favoritos, músicas e audiolivros, fotos, podcasts, filmes e programas de TV, aplicativos, livros.

Para usuários do programa de e-mails Mail do Mac OS X ou do Microsoft Outlook é possível também sincronizar notas. Pessoas que utilizam o iPhone (e não o iPod Touch ou o iPad) conseguem intercambiar também os toques do telefone. É importante lembrar que os “contatos” podem trazer dados como nomes, números, endereços eletrônicos ou não. O “calendário” carrega compromissos e eventos.

O processo de sincronização de contatos, calendários, notas e marcadores é feito a partir ou para o computador – a cada adição, exclusão ou alteração na máquina, eles são enviados para o iPhone. O mesmo ocorre a partir do telefone para o computador, de acordo com a data de operação mais recente. Endereço do Google ou do Yahoo! também são suportados pelo sistema da Apple.

E-mail, músicas, filmes e demais conteúdos multimídia somente são sincronizados a partir do computador. Logo, a cada alteração na máquina, ela é enviada para o iPhone. A via contrária - telefone para computador - não é permitida.

Da teoria à prática, é necessário ter a versão atual do iTunes para que a sincronização seja realizada. Para usuários que ainda não o possuem, o indicado é baixá-lo aqui. Quem já tem o programa instalado pode verificar se é a versão atual que está usando na própria interface do software.

  • Em Ajuda, o usuário pode buscar atualizações e verificar se tem a última versão do iTunes

Em um PC, o caminho é Ajuda > Verificar Atualizações. Usuário Mac devem entrar em iTunes > Buscar Atualizações. Ambos os itens estão na interface principal do programa. Feito isso, basta conectar o iPhone (ou iPod Touch) no computador com o cabo USB.

O iTunes vai abrir automaticamente. Daí basta escolher, do lado esquerdo da tela, o dispositivo (botão Dispositivo). Depois, entre em Informações. Em sua interface, você escolhe quais itens deseja sincronizar. Com tudo escolhido – em seu caso, agenda, endereços e contato –, basta acionar o Aplicar (canto inferior direito).

Mas atenção: na primeira vez que essa operação for realizada, o iTunes perguntará se deseja mesclar ou sobrescrever os dados. Ao mesclar, informações de ambos os equipamentos são preservadas. Ao sobrescrever, os dados ou do computador ou do iPhone são substituídos.

Para sanar as dúvidas, o usuário sempre pode recorrer ao Manual do Usuário do iPhone. Seu formato PDF pode ser transferido para o computador a partir do iPhone. Caso deseje consultá-lo no próprio telefone, basta acessá-lo na parte de Favoritos do navegador Safari.

Conheça as vantagens do iPhone 4 sobre o Android
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host