UOL Notícias Tecnologia

02/03/2011 - 23h07 / Atualizada 12/04/2016 - 13h04

'Previsível', iPad 2 traz tudo aquilo que você já esperava dele

JULIANA CARPANEZ||Do UOL Tecnologia

A grande surpresa da apresentação do iPad 2, nesta quarta-feira (2), foi a aparição do diretor-executivo Steve Jobs no evento realizado em San Francisco – desde meados de janeiro, Jobs está de licença médica. Isso porque as novidades anunciadas para a nova geração do tablet em nada surpreenderam: apenas confirmaram os rumores divulgados à exaustão de que o ultraportátil ganharia câmeras, velocidade e perderia espessura (de 13,4 mm para 8,8 mm).

Com exceção da presença de Jobs, não era difícil adivinhar o que estava por vir – mas, em se tratando da Apple, existe sempre a esperança de uma surpresa. Que, dessa vez, não aconteceu.

Afinar produtos é uma tradição da empresa: o primeiro iPhone tinha 11,6 mm, enquanto a quarta geração tem 9,3 mm, por exemplo. O iPod touch foi de 8 mm para 7,2 mm, contra 7,2 milímetros do atual modelo. E o MacBook Air caiu de 2 cm para 1,7 cm. O aumento no desempenho de seus produtos a cada nova versão chega desta vez com o chip A5 de dois núcleos -- segundo a empresa, o tablet ficará duas vezes mais rápido por conta dessa tecnologia.


A câmera, ok, gerou mais dúvidas. No entanto, todos os concorrentes da Apple já entram no mercado com esse recurso que representa um grande diferencial para uma máquina também voltada ao entretenimento. Com o aumento da concorrência, o usuário poderia até se conformar em não visualizar conteúdo em Flash, mas seria provável a frustração quando percebesse que só o seu ultraportátil não registra imagens. Steve Jobs e sua turma toparam então juntar-se ao mercado e, agora, Habemus câmeras. Duas.

Talvez a maior novidade desse lançamento seja uma simples capa desenvolvida especialmente para o iPad 2. Imantada, a Smart Cover protege o ultraportátil e também permite que ele fique posicionado de diferentes formas. A novidade da própria Apple estará disponível em diferentes cores, mas seu preço não foi anunciado no site oficial da empresa – assista no vídeo abaixo como ela funciona.

Prova de que os novos recursos não empolgaram ou surpreenderam é o fato de o iPad 2 ter ficado fora dos Trending Topics do Twitter. Nesta quarta, usuários do microblog preferiram escrever, por exemplo, sobre o ator Charlie Sheen. É muito possível que a nova geração do iPad mantenha o sucesso de sua versão anterior, com 15 milhões de unidades vendidas de abril a dezembro de 2010. Mas, pelo menos no Twitter, o novo tablet da Apple #fail.

Capa imantada protege e dá suporte ao iPad 2

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host