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15/03/2011 - 15h17 / Atualizada 12/04/2016 - 13h03

Terremoto e tsunami fazem Apple adiar lançamento de iPad 2 no Japão

Da Redação*

A Apple informou nesta terça-feira (15) que atrasará o lançamento do seu tablet iPad 2 no Japão, em razão do terremoto e tsunami que atingiram o país.  A empresa planejava começar as vendas do ultraportátil no país em 25 de março. Segundo a agência de notícias Reuters, que divulgou o adiamento, a companhia não informou um novo cronograma para o lançamento no país.

"Estamos postergando o lançamento do iPad 2 no Japão enquanto o país e nossas equipes mantêm o foco na recuperação do recente desastre", afirmou a porta-voz da Apple Natalie Kerris.

As lojas norte-americanas começaram a vender o iPad 2 na sexta-feira (11) e, seguindo a tradição, os consumidores fizeram filas para o lançamento da Apple. Segundo analistas, a empresa comercializou perto de 1 milhão de unidades do ultraportátil  – com preços de US$ 499 a US$ 829 nos EUA – em seu final de semana de estreia. Outros 26 países receberiam a novidade no próximo dia 25, mas agora o Japão saiu dessa lista (da qual já não fazia parte o Brasil).

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O principal destaque da segunda geração do iPad é a inclusão de câmeras, um recurso já oferecido por outros modelos de tablets e até então inexistente no ultraportátil da Apple. As duas câmeras tiram fotos e fazem vídeos. A da frente é VGA e a traseira é de alta definição (vídeos em 720 p). Por conta desses novos recursos, o tablet também oferece a tecnologia de videoconferência FaceTime, compatível com iPad 2, iPhone 4 e Mac via Wi-Fi (por isso, o usuário não paga pela ligação).

O modelo também é 33% mais fino do que seu antecessor (8,8 mm contra 13,4 mm): "O novo iPad é mais fino que seu iPhone 4", disse Jobs. A novidade, disponível nas cores branca e preta, pesa 590 gramas, contra 680 gramas do modelo “antigo”. Outro novo recurso é o giroscópio, tecnologia que cria uma sensação melhor de movimento que o acelerômetro e deixa os jogos mais interessantes. Ele possui três eixos e permite movimentos independentes de giros, como o de um pincel ou inclinação para frente ou para trás.


O iPad 2 também transmitirá vídeo para outros equipamentos com resolução Full HD (1080p). Para ter acesso a vídeos de alta definição, o usuário deverá desembolsar cerca de US$ 40 para comprar um acessório que faz a conversão da saída padrão da Apple para HDMI. Sua bateria manterá as dez horas de duração se o usuário assistir a vídeos, navegar na web ou ouvir músicas.

O novo iPad será vendido da mesma forma que a versão anterior, com base nos tipos de conexão sem fio e capacidade de armazenamento. Os modelos apenas com Wi-Fi serão vendidos por US$ 499 (16 GB), US$ 599 (32 GB) e US$ 699 (64 GB). Já as versões do tablet com  Wi-Fi e 3G custarão US$ 629 (16 GB), US$ 729 (32 GB) e US$ 829 (64 GB). Os valores são os mesmos cobrados no lançamento da primeira geração do tablet.

O lançamento do iPad 2 nos estados Unidos fez com que a Apple baixasse os preços da primeira versão do produto no Brasil: foram da faixa de R$ 1.650 a R$ 2.599 para R$ 1.399 até R$ 2.399. 

  • Efe

    Veículos são vistos em Natori, província de Mayagi, zona afetada pelo terremoto e pelo tsunami

* Com Reuters

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