UOL Notícias Tecnologia

05/05/2011 - 16h20 / Atualizada 05/05/2011 - 17h45

Quem compra tablet usa menos o PC e o notebook, diz pesquisa

Da Redação
  • Vista panorâmica da bancada com vários iPads 2 em Apple Store da França

    Vista panorâmica da bancada com vários iPads 2 em Apple Store da França

Os computadores tablet têm mostrado que, além de portáteis, são convergentes e acabam tomando o lugar, aos poucos, de outros dispositivos. Prova disso é o fato de que após comprar um tablet, 32% dos usuários informaram utilizar menos o PC. O mesmo ocorre com os notebooks: 30% dos proprietários de tablets utilizam o laptop com menos frequência. As informações são do instituto Nielsen e foram divulgadas nesta quinta-feira (5).

Apesar do uso com menor frequência, ainda é baixa a porcentagem de usuários que deixam completamente seus ‘dispositivos antigos’ em função do tablet. Apenas 3% dos donos de tablets deixaram de usar o PC, 2% não usam mais o notebook e 5% deixaram o netbook de lado.

A maior tendência, no entanto, é a de coexistência dos aparelhos. Segundo o estudo, 56% dos donos de tablets usam o PC com a mesma frequência que utilizava anteriormente. Outros equipamentos como notebook , MP3 Player, leitor de livro eletrônico e videogame portátil  apresentam porcentagens parecidas quanto ao uso após a compra do computador portátil.

Quanto aos motivos para utilizar o tablet, o fator mais considerado pelos entrevistados foi a facilidade de transporte -- 31% escolheram esta opção. Os outros fatores listados foram: facilidade no uso da interface (21%), rápida inicialização (15%), conveniência (12%), o tamanho (12%) e a possibilidade de usar em vários locais (12%).

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos no 1º trimestre com proprietários de tablets.

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host