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06/06/2011 - 16h12 / Atualizada 10/06/2011 - 19h41

Versão online do iTunes permite que usuário baixe a mesma música em até dez eletrônicos

Da Redação
  • Steve Jobs, diretor-executivo, em apresentação do iCloud, serviço na nuvem da Apple

    Steve Jobs, diretor-executivo, em apresentação do iCloud, serviço na nuvem da Apple

Na abertura do WWDC 2011 (evento para desenvolvedores Apple), Steve Jobs, diretor-executivo da empresa, lançou nesta segunda-feira (6) uma versão online do iTunes, que permite que o usuário ‘baixe’ a mesma música em até dez eletrônicos diferentes. O recurso faz parte do iCloud, serviço gratuito da empresa que permite o armazenamento de conteúdo diretamente na internet. No evento, a Apple também mostrou mudanças no Lion, sistema operacional para Mac, e uma nova versão do iOS, sistema operacional móvel

O iCloud será disponibilizado em setembro (o serviço deve chegar ao Brasil no mesmo mês), mesma data do iOS 5. No entanto, Jobs anunciou a versão iOS 4.3 beta (sistema operacional para dispositivos móveis), que será lançada ainda nesta segunda com a versão online do iTunes.

Com a mudança, o software iTunes também estará disponível na internet, permitindo assim que o usuário acesse sua biblioteca de música de qualquer dispositivo conectado à web. “É sempre a mesma história”, afirmou Steve Jobs. “Eu compro algo no meu iPhone e esse conteúdo não está nos meus outros eletrônicos. Pego meu iPod para ouvir aquela música e ela não está lá. Acontece todos os dias”, continuou o diretor-executivo. Com a versão online do programa, todos os arquivos comprados ficarão acessíveis com um clique, sem custos adicionais, em até dez aparelhos.

Basicamente, o iCloud vai substituir o serviço MobileMe ,que era pago e servia como uma espécie de disco virtual. O serviço na nuvem da Apple sincronizará com a internet informações do calendário, e-mail, imagens tiradas com a câmera, músicas, e-mails, aplicativos comprados, livros e documentos gerados em qualquer dispositivo Apple. "Tudo acontece automaticamente e não há nada o que aprender. O sistema [na nuvem] simplesmente funcionará", definiu Jobs.

Para ter acesso ao serviço iCloud, o usuário deverá criar uma conta “@me.com”. Com ela, o proprietário de gadgets Apple poderá habilitar que todos os seus dispositivos tenham as mesmas informações, sem precisar sincronizar com um computador. De acordo com a empresa, a sincronização entre os dispositivos só vai acontecer quando eles estiverem em uma rede wi-fi.

O serviço de iCloud terá uma limitação. Ele armazenará em servidores remotos as fotos que serão sincronizadas entre todos os aplicativos por até 30 dias. Depois do tempo estipulado, as fotos serão apagadas automaticamente. Uma vez sincronizadas, cada dispositivo móvel armazenará até mil fotos, enquanto os computadores (PC e Mac) não terão limites para a quantidade fotos.

Modelo antigo

Na apresentação, Jobs reconheceu que o modelo da Apple de sincronização de informações por meio de um computador Mac foi superado. Para ele, antigamente, o computador seria o centro da vida digital, um dispositivo que reúne fotos, músicas e outros conteúdos. “Nós fizemos isso bem nos últimos dez anos, porém essa forma de lidar com as informações ‘caiu por terra’ nos últimos meses”, disse ele.

Concorrentes saíram na frente

A Apple chega ao campo de computação em nuvem um pouco atrasada em relação aos rivais. Recentemente, Amazon e Google apresentaram serviços de armazenamento de música na internet. 

A Amazon, em março, lançou três serviços na nuvem: o Amazon Cloud Drive (disco virtual), Amazon Cloud Player for web (player de música que roda os arquivos diretamente da web) e o Amazon Cloud Player for Android (aplicativo para ouvir músicas na web em celulares Android).

“Nossos clientes nos disseram que eles não querem colocar suas músicas no computador do trabalho ou no celular, pois eles acham que é difícil ficar movendo os arquivos para diferentes dispositivos”, disse Bill Car, da Amazon, em comunicado à imprensa na época da apresentação dos serviços.

Já o Google apresentou seu serviço em ocasião parecida com a da Apple, durante o Google I/O (evento voltado para desenvolvedores). O Music Beta, como é chamado o serviço, é uma plataforma de armazenamento de música. O usuário poderá comprar músicas ou fazer upload das que já têm em seu computador. Uma vez na internet, as músicas poderão ser tocadas em dispositivos tablets, smartphones Android ou diretamente do computador.

Apesar do “atraso”, a Apple tem a vantagem de ter uma base de usuários consolidada no iTunes. Dessa forma, a vantagem dos usuários da loja de conteúdos multimídia é a facilidade em sincronizar arquivos já baixados para o serviço iCloud. 

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