UOL Notícias Tecnologia

13/06/2011 - 13h56 / Atualizada 12/08/2011 - 16h44

Polícia turca detém 32 membros do grupo hacker Anonymous, diz agência estatal

Da Redação*
  • Na Espanha, jovens protestam com a máscara símbolo do grupo ciberativista Anonymous; Espanha e Turquia foram alvos de ataques de negação de serviço a órgãos governamentais

    Na Espanha, jovens protestam com a máscara símbolo do grupo ciberativista Anonymous; Espanha e Turquia foram alvos de ataques de negação de serviço a órgãos governamentais

A polícia turca informou que prendeu 32 membros do Anonymous, grupo ciberativista que realizou ataques a vários sites de governos e empresas. Dos 32 presos, oito são menores de idade. Quem deu a notícia sobre a prisão foi dada pela agência estatal turca Anatolian.

A ação veio em resposta aos ataques do Anonymous aos sites do governo turco, que pretende implantar um filtro na internet no país para proteger a juventude “contra os elementos nocivos da web”. A ideia do governo é ter esquemas personalizados de proteção para acesso à rede: haverá um para uso doméstico, familiar, um específico para crianças e o padrão.

Na quinta-feira (9), o grupo ciberativista dirigiu um ataque de negação de serviço (DDoS) a dois sites oficiais do governo da Turquia: www.tib.gov.tr (site do órgão de telecomunicações) e www.sgk.gov.tr (instituição que cuida da previdência do país)

De acordo com o Anonymous, que já ‘derrubou’ sites de serviços como Amazon e Mastercard, os filtros que o governo turco quer implantar poderão manter informações sobre a atividade online dos cidadãos do país.

Ataque à polícia espanhola

Na semana passada, a polícia espanhola informou que prendeu três hackers, supostamente participantes do grupo Anonymous. Como resposta, o grupo hacker disse ter tirado do ar o site da polícia espanhola neste último fim de semana. Segundo agências internacionais, o site ficou fora do ar por mais de uma hora.

Em comunicado no blog AnonOps, o grupo afirmou que a prisão dos membros não prejudicava o grupo, pois não há uma liderança central. Além disso, o grupo hacker defende os ataques de negação de serviço como uma manifestação pacífica.

“Prender alguém por ter participado de um ataque DDoS é como prender alguém que está fazendo algum tipo de manifestação pacífica em sua cidade. Os Anonymous acreditam que o direto de protestar pacificamente é um dos pilares da democracia”, diz o comunicado à imprensa sobre os ataques ao governo espanhol.

Para ironizar a prisão, o grupo hacker fez uma montagem com os membros da polícia espanhola. Veja abaixo o antes e depois:

  •  

* Com informações da AFP

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host