UOL Notícias Tecnologia

01/08/2011 - 19h24 / Atualizada 01/08/2011 - 20h43

Diretor do Twitter admite que rede filtra assuntos impróprios nos trending topics

Da Redação
  • Dick Costolo, CEO do Twitter, discursa durante a Mobile World Congress 2011, na Espanha

    Dick Costolo, CEO do Twitter, discursa durante a Mobile World Congress 2011, na Espanha

Dick Costollo, diretor-executivo do Twitter, comentou neste domingo (31) no serviço de microblog que os trending topics (assuntos do momento) do serviço são gerados por meio de algoritmos, porém, a empresa interfere quando as expressões ou palavras do “ranking da rede” têm conteúdo obsceno.

O motivo de Costollo ter se pronunciado sobre o assunto foi  o tuíte de uma usuário identificada como Candace Kass. Ela questionou o “chefão” do Twitter pelo fato de no domingo o termo “Reasons to beat your girlfriend” (Razões para bater em sua namorada) figurar entre os mais citados.

“É perturbador ver o termo #reasonstobeatyourgirlfriend nos trending topics, enquanto o Twitter ignora outros como #wikileaks #FuckYouWashington #bieber cc: @dickc”, postou Kass.

Baseado nisso, Costollo respondeu: “Os assuntos mais comentados do momento são algoritmos, não são escolhidos por nós. Embora a gente tire qualquer conteúdo com obscenidades, eu também gostaria que conteúdos ofensivos também fossem retirados”, escreveu

O fato é que a informação passada pelo diretor-executivo do Twitter sobre a edição dos trending topics não consta na página da rede que mostra as Regras do Twitter. Há apenas menções sobre remoção de conteúdo – em casos de pornografia –, de suspensão de conta para quem aproveita os termos do trending topics para se promover ou de trending topics gerados por spam -- quando os usuários, para emplacar um termo, colocam uma expressão ou palavra mais de uma vez em uma postagem.

Aliás, por meio desta última justificativa que o termo #foraricardoteixeira na semana passada saiu dos assuntos do momento do Twitter. Como vários usuários colocavam a hashtag várias vezes em uma mensagem, a rede social entendeu que o termo era spam.

Segundo a ajuda da rede social, “tuitar repetidamente sobre o mesmo tema/marcado sem agregar valor à conversa, na tentativa de manter o assunto nos Assuntos do momento” é considerado abuso.

Posts antigos mostram como era o Twitter há cinco anos
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host