UOL Notícias Tecnologia

16/08/2011 - 07h00 / Atualizada 16/08/2011 - 15h11

Encontre os arquivos em seu PC com buscadores gratuitos para desktop

Da redação

Por mais que o usuário separe de forma organizada seus arquivos no computador, quanto mais conteúdo, mais complicado encontrar determinado texto, determinada música ou filme. Para resolver esse problema, webmasters desenvolveram ferramentas que realizam buscas com rapidez e precisão no desktop e retornam os resultados mais relevantes. É como aquilo que você faz na internet, mas somente dentro da máquina.

É verdade que o Windows tem um buscador nativo, mas, de acordo com a versão do sistema, ele ainda precisa de abrangência e ajustes. Não raro, ao digitar trechos de textos em documentos, ele não encontra e é necessário fazer a busca na unha. Além disso, o farejador do Windows XP é risível, de tão ruim. Por isso, alguns programas independentes facilitam a tarefa de encontrar conteúdo no meio da bagunça do HD, caçando textos, imagens, PDFs. Confira 10 bons buscadores para conteúdo no computador.

Google Desktop

Buscador de desktops do Google, que por si só já é sinônimo de excelência em buscas. Com interface simples, é rápido e retorna, por meio de uma interface de browser, o que o usuário procura. Demora um pouco para indexar inicialmente todo o conteúdo do computador. Mas feito isso, é ligeiro e competente - além de buscar resultados no Gmail e em históricos de messengers também. Gratuito.

Super Finder XT

Buscador de arquivos que substitui facilmente a ferramenta padrão de busca do Windows. Tem compatibilidade com diversas extensões de arquivos e sistema de procura por texto em arquivo, modo de busca rápida por nomes ou extensões parciais. Conta com skins e plug-ins que tornam o programa melhor. Gratuito.

Google Desktop Extreme

Versão avançada do tradicional Google Desktop, o GDX ordenar documentos por nome, data, tipo de arquivo ou relevância. Há um modo especial em que o programa filtra os resultados por tipo, procurando exatamente por imagens, e-mails ou itens anexados a mensagens eletrônicas. Pode apresentar thumbnails (imagens pequenas), para facilitar a identificação. Gratuito.

ScanFS

Simples e leve, o ScanFS tem como ponto forte a velocidade com que retornar resultados. De resto, tem até mais algumas características que agradam, como pré-visualização de imagens e carregamento de critérios em buscas (que ficam salvos no programa e podem ser acessados com um clique). Gratuito.

Copernic Desktop Search

Um dos mais famosos (e um dos pioneiros) programas quando o assunto é busca em PCs. Permite a busca focada por extensões, como texto, foto ou música. Também indexa e-mails e anexos do Microsoft Outlook. Por fim, busca informações dentro de PDFs. Gratuito, mas conta com versão paga ainda mais completa.

Yahoo! Desktop Search

Leve, o Yahoo! Desktop Search é composto por um rastreador (que cria um índice do conteúdo no computador), um servidor web local e um deskbar. Os resultados, assim como o Google Desktop, são apresentados em um navegador de internet e, inclusive, permite a fácil busca online de informações. A barra de ferramentas (deskbar) garante rápido acesso ao software. Gratuito, mas apresenta anúncios para o usuário (adware).

WavView

Muito, mas muito focado, o WavView procura no computador apenas arquivos musicais no formato WAV. Retorna rapidamente em uma lista, que pode ser mudada por ordem cronológica ou alfabética, a disposição dos arquivos. Deve agradar a quem tem muitas e muitas músicas no PC e tem dificuldades para encontrá-las. Gratuito.

Guillotine

Outro programa com muito “foco” nas buscas, ele retorna ao usuário programas, favoritos, contatos, e as buscas realizadas previamente na internet. Ao digitar o que se procura, o software vai retornando em tempo real o que está relacionado no computador. Mostra diretórios, contatos e favoritos do Outlook, Internet Explorer, Firefox e Opera. Além disso, acessa rapidamente Google, Yahoo! e Wikipédia. Gratuito.

InSight Desktop Search

Buscador desktop que integra, também, sua busca com a internet. Assim, o usuário do InSight Desktop Search consegue encontrar arquivos e programas ao mesmo tempo em que tem rápido acesso a informações sobre assuntos relacionados disponíveis na Wikipédia (os resultados da enciclopédia aparecem em uma interface própria, sem a necessidade de acessar o browser). Gratuito.

Windows Desktop Search

Ferramenta de busca da Microsoft voltada a usuários do Windows XP (sistema que conta com um buscador bastante limitado e irritante). O software filtra resultados por anexos de e-mails, contatos, compromissos, conversas do messenger. Há ainda suporte a textos, planilhas, apresentações, músicas, imagens, vídeos. Gratuito.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host