UOL Notícias Tecnologia

Steve Jobs

Tudo sobre o cofundador da Apple; 'pai' do iPod, iPhone e iPad

  • Imagem: Kimberly White/Reuters

24/08/2011 - 19h51 / Atualizada 29/08/2011 - 10h39

Steve Jobs renuncia ao cargo de diretor-executivo da Apple

Da Redação
  • Steve Jobs interrompeu licença médica em março de 2011 para apresentar o iPad 2

    Steve Jobs interrompeu licença médica em março de 2011 para apresentar o iPad 2

Steve Jobs, cofundador da Apple, anunciou nesta quarta-feira (24) que deixará a direção da empresa que ajudou a criar junto com Steve Wozniak na década de 70. A carta de despedida de Jobs aos funcionários foi divulgada pela área de imprensa da companhia de tecnologia americana.

“Eu sempre disse que se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir minhas atribuições como diretor-executivo, eu seria o primeiro a dar a notícia a vocês. Infelizmente, esse dia chegou”, diz o início do comunicado.

Apesar de deixar o cargo, Jobs ressalta que quer continuar trabalhando nas operações da empresa. “Eu tenho a honra de deixar o cargo de CEO [diretor-executivo da Apple]. Eu gostaria de continuar a trabalhar, se o conselho de diretor achar conveniente, como presidente, diretor do conselho e funcionário da Apple.”

Jobs pediu que a companhia iniciasse o processo de sucessão ao cargo de diretor-executivo e que Tim Cook, chefe de operações da Apple, ocupasse o cargo de CEO durante o processo.

“Eu conheci os melhores amigos da minha vida na Apple, e eu gostaria de agradecer por todo esse tempo que trabalhamos juntos”, disse Jobs.

Doença recorrente

Em 2004, Steve Jobs submeteu-se a uma cirurgia para a retirada de um tipo de tumor no pâncreas, mas continuou os trabalhos na Apple normalmente. Em janeiro de 2009, Jobs ausentou-se pela primeira vez do cargo de CEO, alegando precisar de tempo para dedicar à saúde.

Seis meses depois, mais magro,  Jobs voltou à empresa, apareceu em público e disse ter realizado um transplante de fígado: “Agora eu tenho um fígado de uma pessoa de 20 e poucos anos que morreu num acidente de carro  e foi generosa o suficiente para doar seus órgãos”, disse sorridente durante a apresentação de novos modelos de iPods.

Em janeiro de 2011, Jobs ausentou-se pela segunda vez, novamente alegando problemas de saúde. Ainda mais magro e ofegante, Jobs fez uma participação especial e foi um dos destaques do evento para desenvolvedores da Apple, o WWDC, onde apresentou as novas versões do sistema operacional da companhia.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host