UOL Notícias Tecnologia

23/03/2012 - 16h46 / Atualizada 30/03/2012 - 12h22

Novo aplicativo do Twitter para iPhone traz de volta recursos abandonados

Daniel dos Santos
Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução

    Versão 4.1 do Twitter para iPhone inclui função para copiar e colar textos, além de permitir que o usuário deslize o dedo sobre textos para abrir o menu de funções

A nova versão do aplicativo oficial do Twitter para iPhone, a 4.1, ressuscita alguns recursos, na tentativa de conter os críticos da edição anterior. O programa é gratuito. 

Para começar, o prático gesto de deslizar o dedo sobre uma mensagem para exibir outras funções (que havia sido removido), volta a funcionar. Assim é possível ter acesso rápido a opções como Responder, Retweet ou Comentar o Tweet. Esse movimento também permite copiar links, “tuitar” um endereço da internet ou mesmo abrir o perfil de quem criou o texto em questão.

Direto ao ponto

Nome: Twitter 4.1
Categoria: Redes sociais
Preço: Gratuito
Sistema operacional: iOS 4.0 ou superior
Pontos positivos: Opção de deslizar sobre o tuíte facilita acesso aos recursos; opção Descobrir traz os assuntos do momento e notícias relacionadas
Pontos negativos: Problemas de interface; não dá para confiar no recurso de localização

Outra mudança nessa versão é o recurso de copiar e colar, comum em outros aplicativos do iOS, e que facilita a vida de quem precisa pegar um trecho de uma mensagem para inserir em outro aplicativo, como o bloco de notas.

Para quem quer ampliar a rede de contatos ou está começando a usar o popular microblog, o aplicativo rastreia a lista de contatos do smartphone e sugere perfis associados a eles no Twitter para você seguir.

Outro recurso que vale conhecer é a função Descobrir. Ela permite ver os assuntos que estão bombando no momento, além de notícias relacionadas. Também sugere pessoas a serem seguidas, divididas por categorias como Música, Humor e Esporte.

Uma função do software que poderia ser interessante, mas se mostrou pouco confiável nos testes do UOL Tecnologia, é a de exibir localização. Ao ser selecionada, ela (que usa o Google Maps) errou feio o endereço onde o iPhone estava, apontando no texto que a mensagem havia sido criada na cidade de Santana de Parnaíba (SP), quando na verdade foi escrita em Embu (também em São Paulo), a muitos quilômetros de distância.

O software também tem alguns problemas com relação à interface. Algumas abas deixam claro onde o usuário está (Descobrir e Conta, por exemplo, trazem o nome delas no alto, bem visível). Já Início, por exemplo, não tem um “título” claro (apenas o item fica azul no pé da página).

Para personalizar as mensagens, a área Configurações (acessível a partir da aba Conta, Avançado) agora permite alterar o tamanho da fonte dos textos e mesmo a qualidade das imagens utilizadas.

A versão 4.1 também combate alguns bugs da 4.0. No iPhone testado, por exemplo, acabou com um problema irritante que fazia o software fechar sozinho.

  • Reprodução

    Aplicativo permite inserir sua localização nos textos publicados, mas não dá para confiar muito nesse recurso...

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host