UOL Notícias Tecnologia

10/11/2006 - 12h02

Windows Vista: beleza vs. usabilidade

Paulo Rebêlo

Para o UOL Tecnologia
Mais
Confira imagens do novo Windows VistaFotos
Soft avalia se seu PC está pronto para o upgrade; baixe!
Programa deixa o XP com a cara do Windows Vista
Gigablog: você vai atualizar ou desencanar? Comente!
Para instituto, upgrade para o Vista será lento
O primeiro impacto do Vista é o visual, realmente atraente e com recursos nunca antes conhecidos na plataforma Windows. Além de poder trabalhar em um ambiente de trabalho tridimensional (3D), você tem janelas translúcidas de verdade, papéis de parede de tirar o fôlego e toda uma série de cores e animações que empolgam.

Essa maximização da experiência visual, contudo, trouxe uma minimização de usabilidade para usuários mais experientes ou todas aquelas pessoas que se acostumaram a trabalhar com a interface clássica do Windows, cujo alicerce é basicamente o mesmo desde o Windows 95. A transparência das janelas às vezes atrapalha sua produtividade, principalmente se você estiver usando várias delas abertas. Na hora de mudar de uma janela para outra, é comum você clicar no lugar errado e não chegar onde deseja —quando a janela está próxima da barra de tarefas, por exemplo.

Quem navega muito na Internet, já se habituou a usar o botão de "Voltar" do browser. No Vista, o botão de "Voltar" é constante em todas as janelas, ali em cima do lado esquerdo e, às vezes, substitui o clássico botão de "voltar" que ficava antes do "próximo" em janelas simples de instalação de softwares ou configurações do sistema. Vai levar um tempo até se acostumar. Fora isso, são vários pequenos detalhes que, apenas depois de um mês ou mais de uso diário, você começa a prestar atenção. Afinal, o Vista não é tão simples de usar quanto a Microsoft diz.

O usuário sempre tem a opção de esquecer o visual arrojado do Vista e configurar para a interface clássica. Nossa sugestão, para quem realmente passa horas na frente do PC, trocando de janelas várias vezes, é optar pelo tema "básico" do Aero, quando você ainda terá um ambiente mais bonito, mas sem transparências exageradas, sem ambiente tridimensional e sem janelas translúcidas. Mesmo assim, boa parte dos pequenos detalhes (negativos) de usabilidade continuarão.

Windows Vista

Beleza ← → Usabilidade

Integração ← → Compatibilidade

Resultados ← → Personalização

Performance ← → Hardware

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host