UOL Notícias Tecnologia

26/10/2007 - 07h02

Aparelhos anti latido e anti miado são os mais vendidos

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
A coleira anti latido Smart, da Amicus, é a mais popular do segmento e já vendeu cerca de 8.000 unidades desde outubro de 2005, de acordo com Henrique Augusto Soares Carneiro, sócio da empresa. A coleira vem com um dispositivo que dispara um som toda vez que o cachorro late. O barulho incomoda o animal e então, por condicionamento, ele pára de latir.

Você compraria um gadget para seu animal de estimação?

COLEIRA ANTI LATIDO SMART
Flávio Florido/UOL
PREÇO: R$ 155,00
ONDE COMPRAR: ALBRASIL
O UOL Tecnologia fez um teste com a coleira e constatou que o som do apito é alto e é ouvido perfeitamente por humanos. Além disso, o gadget soou algumas vezes quando o cão apenas se movimentava. Apesar disso, o uso é simples e com o passar do tempo realmente condiciona o bicho.

O treinador de animais Josinaldo Alves, que trabalha há cinco anos no Pet Center Marginal, diz que o condicionamento varia de acordo com a idade e raça do cão. "Quanto menor o cachorro, mais ele aprende, porque não tem vícios. Além disso, alguns animais não se importam com o barulho e não se condicionam a não latir". Ele lembra ainda que é sempre bom dar recompensas como biscoitos e carinhos quando o cachorro faz o esperado.

INIBIDOR DE LATIDOS
Flávio Florido/UOL
PREÇO: R$ 248,00
ONDE COMPRAR: ALBRASIL
Além da coleira, existem no mercado vários outros aparelhos anti-latido, como o Inibidor de Latidos e Miados Ultrassônico da M & GT. Quando os barulhos superam um determinado nível, ele inicia a emissão ultrassônica por 10 a 15 segundos. É ligado na rede de energia elétrica (bivolt), possui ajuste de sensibilidade e indicador de on e off. O único som que você ouve é da alternância entre ligado e desligado.

É crueldade?

No teste, os cães não se mostraram incomodados com o aparelho. Mas não há resultado imediato. Tudo depende do condicionamento do animal. Segundo a veterinária Rúbia Burnier a emissão ultrassônica dá uma sensação de desconforto, mas nada que prejudique o animal.

De qualquer forma, Burnier diz não considerar aparelhos como as coleiras anti latido como alternativas viáveis. "É importante saber por que o animal está latindo. Na Inglaterra, estes produtos são proibidos", diz. A veterinária recomenda tentar dar mais atenção ao animal de estimação e levá-lo para passear mais frequentemente.
LEIA TAMBÉM
Cães high-tech têm coleira com GPS e pote de comida "on-line"
Brasil é segundo do mundo no mercado pet
Comedouros automáticos alimentam seu bicho com hora marcada
Gadgets "animais" trazem salão de beleza do petshop para casa
Coleira com GPS ajuda a localizar animal onde ele estiver
Babá eletrônica para cachorro evita arranhões na porta
Produtos vendidos no país
Produtos vendidos no exterior

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host