UOL Notícias Tecnologia

18/12/2007 - 07h05

Internet móvel: vale a pena ter 3G no notebook ou PC?

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Além do acesso rápido à Internet pelo celular, outra grande aposta das operadoras de telefonia móvel é popularizar o uso da tecnologia de terceira geração em notebooks. Assim, pode ser que em um futuro não muito distante seja possível abandonar a velha conexão banda larga e passar a desfilar com um mini-modem 3G a tira colo em todos os lugares.

Mas é claro que, por enquanto, poucos vão se aventurar a deixar suas conexões tradicionais e depender exclusivamente da tecnologia oferecida pelas operadoras móveis. Primeiro, porque 3G ainda não está disponível em todos os municípios.

Outro motivo que impede a popularização da tecnologia é que ainda não dá para trocar as velocidades de acesso que já existem pelas do 3G. Embora seja possível alcançar níveis de até 7,2 Mbps em uma das versões mais básicas do 3G (WCDMA/HSPDA) o que o usuário vê é uma conexão cuja velocidade média real varia de 300 a 700 Kbps. Sim, a velocidade é compatível com as de Speedy ou Vírtua, por exemplo, mas ainda tem oscilações consideráveis. A Claro, por exemplo, limita o acesso a 1 Mbps.

Mesmo depois do leilão de hoje é previsível que, pelo menos durante alguns meses, as áreas de sombra (onde não há sinal de 3G) sejam comuns em várias regiões, já que a tecnologia ainda estará sendo ajustada. Então, nada de Internet móvel em qualquer lugar.

Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, o 3G da Claro, que opera em WCDMA/HSPDA, chegou a picos de 313 Kbps. Já a tecnologia da Vivo, que opera em CDMA2000 EV-DO, chegou a 184 Kbps (veja o que são essas tecnologias).

Serviços 3G da Telemig?
Serviços 3G da Claro
Serviços 3G da Vivo

É vantagem ter um modem 3G?

A resposta vai depender de qual é o seu objetivo. Lembre-se que 3G no Brasil ainda está limitado a poucas localidades e restrito a poucas operadoras de celular. Logo, não espere ter altas velocidades de conexão em qualquer lugar.

Mas se o seu objetivo é ter acesso fácil à Internet com velocidades razoáveis, já é hora de optar por placas ou modem de terceira geração, ou mesmo os de 2,5G, que são vendidos há mais tempo e têm uma velocidade de conexão reduzida —mas têm mais área de cobertura.

Os preços de pacotes variam de R$ 9,90 para um plano de 40 MB e velocidade de 400 Kbps (que na verdade não passam dos 130 Kbps) até os planos com uso ilimitado por R$ 139.
Mais
Vivo vence leilão para oferecer 3G na BA, SE, RJ e ES

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host