UOL Notícias Tecnologia

30/01/2008 - 07h15

Sampler dá realismo às notas musicais no PC

CHARLES NISZ | Para o UOL TECNOLOGIA
Todo o aparato da música no PC começa com uma tecnologia chamada MIDI (Interface Digital para Instrumentos Musicais, na sigla em inglês). E se você pensa que esta tecnologia só produz aquelas musiquinhas de jogos de computador dos anos 1980, está enganado.

As músicas MIDI podem ser abertas em programas chamados de seqüenciadores, espécie de editores de notas musicais. Com esses seqüenciadores é possível escrever uma partitura para cada instrumento e transformar tudo em uma composição. Feito isso, a placa de som vai processar os timbres e "criar" a música.

Na Internet, existem muitos bancos de dados com os arquivos MIDI de músicas para download. Assim, você pode baixar a música e executá-la tocando com o seu instrumento acoplado ao PC.

Mas este é só o início da brincadeira. Com a incorporação cada vez maior da tecnologia pela música, outros recursos foram acoplados ao MIDI. O sampler é um deles —com ele, é possível transformar aquele som de tecladinho de criança do MIDI em uma orquestra de verdade. E com minúcias de som que não passam despercebidas por gente que entende do assunto.

Bastante similares aos arquivos de som (SoundFonts) usados nos velhos tempos, os samplers são arquivos WAV (bastante pesados, portanto) com os sons reais dos instrumentos. Ou seja, em vez dos softwares para música tocarem as notas MIDI da música, eles "pedem" ao sampler para que ele toque a nota real do instrumento.

Resumindo: se você tem um sampler de piano, o programa será um banco de dados com todas as variações de nota desse instrumento. Se for uma bateria, vai ter os sons de caixa, bumbo, prato e chimbau.

O realismo é tanto que alguns programas gravam com o microfone próximo e também afastado da bateria: no primeiro caso, você tem o som "real"; no segundo, o objetivo é gravar também a ambiência do som.

Mas todo esse realismo musical tem um preço. Os samplers exigem muito do disco rígido e da memória RAM do computador. Conjuntos de arquivos de sons reais chegam a "pesar" mais de 1 GB —e normalmente precisam ser carregados na memória do PC para serem executados pelo seqüenciador.

Para usar os samplers, você primeiro precisa criar ou importar uma música para seu seqüenciador. Em seguida, é preciso mudar as atribuições de entrada e saída da pista desejada —o piano, por exemplo— para que as notas MIDI que você criou sejam tocadas por um VST Instrument (Virtual Studio Technology), e não pelo mecanismo de MIDI da placa de som.

Para ajudar na organização e na aplicação de bibliotecas de samplers, você também pode usar softs específicos, como o Halion, da Steinberg. Ele permite adicionar samplers de diversos formatos ao seqüenciador, aplicar efeitos e até editar loops paralelamente à edição da música.

Samplers para piano e bateria

Além dos samplers para guitarra e programas sintetizadores para DJs, também há opções para quem toca instrumentos como piano ou bateria. Entre essas opções, há, inclusive produtos nacionais.

Piano Eletrônico

Programa para simular um piano com teclado do PC. Também conta com sons de bateria. Entre os recursos, estão os sons de 128 instrumentos (padrão General MIDI) e 47 sons diferentes de bateria. É possível tocar 12 tipos de acordes no piano pressionando uma única tecla.

Entre as funcionalidades do programa, também está a possibilidade de combinar o som de sete instrumentos diferentes— é quase como tocar com uma banda acompanhando.

Com suporte nos idiomas português, inglês e espanhol, o programa é de utilização livre. Caso você goste de programar também, pode baixar uma versão simplificada com código-fonte aberto. Uma boa pedida para quem deseja adicionar mais funções ao software.

O programa funciona na plataforma Windows nas versões 98/2000 e XP.

Tascam GigaPiano

Para criar um sampler de piano, a Tascam gravou 1 GB de samplers em 24 bits com a duração total de cada nota. Em algumas notas mais graves, o som chega a soar por 20 segundos. Isso garante que a biblioteca terá todos os sons possíveis do piano.

Uma outra questão é a força com a qual a tecla é pressionada. A criadora do software resolveu o problema tocando cada nota em 16 velocidades diferentes.

Drum Kit from Hell

O Drum Kit from Hell é um sampler para bateria produzido pela Toontracks. O programa conta com um 2,5 GB e 3200 arquivos de som para o instrumento.

Para rodar o software, além do espaço em HD, você precisará de 256 MB de memória e drive de DVD. Mas o recomendado é usar pelo menos 1 GB de memória RAM.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host