UOL Notícias Tecnologia

27/02/2008 - 07h01

Comunidades integram fãs de seriados na Internet

LILIAN FERREIRA | UOL Tecnologia
Quer achar informações de séries e episódios, catalogar e trocar idéias com outros fãs? A Internet está repleta de fóruns que reúnem os fanáticos por seriados. E eles conseguem interferir no que passa na TV: como foi o caso da série "Jericho". Ela foi cancelada pela CBS e depois reabilitada quando fãs fizeram manifestos online.

No Brasil, um dos principais sites de séries e filmes é o IsFreeTV. Felipe Neto, criador e administrador da página, conta que o objetivo inicial era incentivar o gosto por seriados no público brasileiro de duas formas: downloads e notícias. "Porém, no final de 2007, por motivo de ameaças judiciais, tivemos de remover a parte de downloads", explica.

SÉRIES ALÉM DA TV
Reprodução
Lost é exemplo de integração de mídias
SERIADOS EM NOVAS MÍDIAS
COMUNIDADES REÚNEM FÃS
Hoje o site tem foco em notícias, informações e interação entre os fãs das séries. "Por continuarmos tendo um ideal, deixamos os downloads por conta de um blog, sem vínculos com o portal", explica. Os fãs contam com um banco de dados com informações, fotos, vídeos e personagens das séries.

Rede social

Uma rede de relacionamentos para compartilhar informações e coleções de seriados. Esta é a idéia de um projeto do webmaster Leonardo Gaeti. "É um misto de Orkut, Wikipedia e de softwares de catálogos de séries", explica.

Você mostra quais seriados tem e pode ver quais seus amigos têm, mas sem troca de arquivos. O principal seria saber quem tem as séries que você quer ou gosta, quem tem as mesmas e divide os mesmos gostos. "Então, seria como antigamente, só pedir emprestado. Daqui cinco anos, quase todo mundo terá pendrives com supercapacidade que poderão copiar vários gigas de vídeo em minutos", observa.

"É uma rede onde o foco são as séries, não as pessoas", diz Gaeti. Ao cadastrar quais séries você tem, automaticamente apareceriam quantidades de temporadas, episódios e descrições. Além disso, haveria um campo para preencher onde aquele arquivo está guardado.

Gaeti também pensa em incluir ferramentas para criação e sincronização de legendas. "Ai sim, o site poderia agregar mais pessoas, oferecendo mais serviços para o público". Agora é aguardar para o projeto entrar no ar.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host